28.3 C
Manaus
InícioSaúdeJulho Verde: FCecon alerta para casos de câncer de cabeça e pescoço

Julho Verde: FCecon alerta para casos de câncer de cabeça e pescoço

Publicado em

Feridas na boca que não cicatrizam, rouquidão e dificuldade para engolir são sintomas do câncer de cabeça e pescoço, que pode ser curado quando diagnosticado e tratado precocemente.  O alerta é da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), na campanha Julho Verde.

 A campanha é realizada nacionalmente, sendo coordenada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). O objetivo é alertar a população para os sinais e sintomas da doença, intensificar informações sobre como se pode evitar este câncer e destacar a importância do diagnóstico precoce.

 “Sabe-se que quando diagnosticamos mais cedo essa doença, temos uma probabilidade muito, mas muito grande de ter uma cura, chegando até 90% dos casos”, afirma o cirurgião cabeça e pescoço da FCecon, Fábio Bindá.

 Doença e causas

 A doença afeta boca, língua, seios da face, laringe, faringe, glândulas salivares, tireoide, dentre outros. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima em torno de 340 casos dos tipos mais frequentes de câncer de cabeça e pescoço na população amazonense (tireoide, cavidade oral e laringe). Em todo o Brasil, são esperados 39 mil casos em 2023.

 Entre os fatores de risco para desenvolver este câncer, estão os hábitos de fumar e ingerir bebidas alcoólicas e o Papilomavírus Humano (HPV).

 Sintomas

 Feridas que demoram a cicatrizar ou não cicatrizam, nódulos no pescoço, dificuldade para engolir, rouquidão e secreção e obstrução nasal que não melhora com tratamento são sinais do câncer de cabeça e pescoço, alerta Fábio Bindá.

 Nestes casos, a orientação é procurar atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para então ser encaminhado para um médico especialista em cabeça e pescoço para uma avaliação mais aprofundada.

 Tratamento

 A FCecon oferece tratamento tanto para os casos diagnosticados precocemente, com cirurgias minimamente invasivas, quanto para os casos mais avançados, quando a quimioterapia e a radioterapia atuam juntamente com a cirurgia.

 O acompanhamento é multidisciplinar, com cirurgiões cabeça e pescoço, oncologistas clínicos, radioterapeutas, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos.

 “O Cecon é referência para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço. Contamos com um corpo clínico preparado, uma equipe multidisciplinar para proporcionar o melhor tratamento”, disse Bindá.

 FOTOS: Laís Pompeu/FCecon

Notícias recentes

Nossa Senhora Aparecida: 95 anos da padroeira do Brasil; entenda

Em 1717, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso navegavam pelo Rio Paraíba do...

Ato pró-Lula reúne apoiadores no Centro de Manaus em meio à fumaça das queimadas

Apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocuparam as ruas do Centro...

Amazonas concentra um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Ibama no país, afirma ministro

O Amazonas concentra cerca de um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Instituto...

Governo do Amazonas decreta emergência em 36 municípios afetados por queimadas

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), decretou situação de emergência em 36...

leia mais

Nossa Senhora Aparecida: 95 anos da padroeira do Brasil; entenda

Em 1717, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso navegavam pelo Rio Paraíba do...

Ato pró-Lula reúne apoiadores no Centro de Manaus em meio à fumaça das queimadas

Apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocuparam as ruas do Centro...

Amazonas concentra um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Ibama no país, afirma ministro

O Amazonas concentra cerca de um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Instituto...