28.3 C
Manaus
InícioGeralLula recorre ao TRF4 contra decisão que rejeitou recurso ao Supremo

Lula recorre ao TRF4 contra decisão que rejeitou recurso ao Supremo

Publicado em

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou hoje (25) com um agravo para que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) reconsidere a decisão que rejeitou o recurso extraordinário, destinado ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra a condenação do petista a 12 anos e um mês de prisão no caso do tríplex do Guarujá.

O recurso foi rejeitado pela vice-presidente do TRF4, Maria de Fátima Freitas Laberrère, na última sexta-feira (22). A magistrada considerou que os argumentos da defesa, de que houve violação a princípios constitucionais no julgamento do tríplex, não merece prosperar.

Um dos principais argumentos da desembargadora foi o de que seria necessário o reexame de provas para verificar as irregularidades alegadas pela defesa, e isso não seria permitido pela jurisprudência do próprio Supremo.

No agravo protocolado nesta segunda-feira, a defesa rebateu a desembargadora. “Não se busca no recurso extraordinário o revolvimento ao conjunto fático-probatório, mas apenas a adequada valoração dos fatos e provas”, afirmou a equipe de oito advogados que representa Lula, entre eles Sepúlveda Pertence, ex-presidente do STF, Cristiano Zanin Martins e José Roberto Batochio.

Para os advogados, não é necessário reexaminar provas para que sejam observadas violações a princípios constitucionais como o da imparcialidade do juiz e da presunção da inocência.

A defesa de Lula pretende que o TRF4 volte atrás e admita o recurso para ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, o que poderia suspender a execução da pena e determinar a soltura do ex-presidente, preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

O pedido de efeito suspensivo, quando o recurso extraordinário suspende a execução de pena, estava marcado para ser julgado amanhã (26) pela Segunda Turma do STF, mas o julgamento foi cancelado após o TRF4 rejeitar o recurso extraordinário.

Apesar de ter rejeitado o recurso extraordinário ao STF, o TRF4 aceitou o recurso especial, destinado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em um dos pontos destacados pela defesa, relativo à multa imposta ao ex-presidente na condenação.

 

Notícias recentes

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...

Em 60 dias à frente da Presidência da Aleam, Adjuto Afonso conduz ações institucionais e acompanha sanção de leis de impacto social

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil),...

leia mais

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...