28.3 C
Manaus
InícioGeralMais de 800 servidores participam da Operação de segurança do Festival de...

Mais de 800 servidores participam da Operação de segurança do Festival de Parintins

Publicado em

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) apresentou nesta segunda-feira (25/06) a Operação Parintins 2018, que será desencadeada antes, durante e depois do Festival Folclórico de Parintins, que ocorre no município localizado a 369 quilômetros de Manaus. Um efetivo de mais de 840 servidores, entre policiais militares, policiais civis e bombeiros estarão envolvidos nas ações para assegurar a tranquilidade daqueles que vão prestigiar a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso e dos que vão participar da festa.

 Nesta segunda-feira, no Porto Privatizado de Manaus, o Roadway, no Centro, zona sul da cidade, o secretário de segurança, coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) Anézio Paiva, destacou o planejamento da operação antes do embarque da tropa de policiais militares rumo a ilha Tupinabarana. “Há uma semana já temos a tropa da Polícia Civil executando operações pontuais concernentes a tráfico de drogas e cumprimentos de mandados. Tanto o brincante local, que está indo de Manaus e dos municípios, e os nossos turistas podem ficar tranquilos porque todos estaremos atuando de forma integrada para proteger as pessoas que estão indo para lá brincar”, disse.

 Do porto, seguiram equipes da PM, equipamentos e aparatos para realizar o plano de policiamento em Parintins, bem como, para atuar no monitoramento da saída de embarcações, fiscalizar a quantidade de passageiros nos barcos e quantidade materiais a ser transportado e também para realizar todas as modalidades de policiamento.

O comandante-geral da PM, coronel David Brandão, disse que o trabalho ostensivo já começa amanhã. “Estaremos com todos os tipos de patrulhamento, a pé, de motocicleta, de bicicleta e do trânsito. Vamos atuar a partir desta terça-feira o efetivo estará trabalhando. O sistema é um corpo só, com cada um fazendo a sua função específica”, disse.

 Operação em Parintins – O Corpo de Bombeiro está enviando um efetivo de 120 bombeiros militares para atuarem durante o festival em ações de salvamento em altura, serviço de prevenção urbana e o monitoramento durante as apresentações dos bumbás. Os primeiros 45 bombeiros foram para a cidade às 5h da manhã. “Já realizamos vistorias técnicas do local do evento e cobramos documentações necessárias dos organizadores seja de queima de fogos e a documentação em si do sistema de prevenção de combate a incêndio e pânico do local do evento”, destacou o major Hélcio Cavalcante, do corpo de Bombeiros.

 A Polícia Civil do Amazonas está encaminhando 68 policiais para atuar no reforço do atendimento. As equipes já estão na cidade desde a semana passada, fazendo operações e incursões pelos bairros, além de revista na unidade prisional. “Estabelecemos um cronograma de atividade percursor, onze dias antes já estamos cumprindo mandados de prisão, vistoriando possíveis bocas de fumo e barcos para garantir a segurança de todas”, disse o delegado geral Mariolino Brito.

 O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) está levando duas plataformas de observação para a região. Além disso, os servidores vão atuar na integração da operação com a montagem de uma base local no bumbódromo.

 As unidades móveis possuem, cada uma, 13 câmeras com alta capacidade de captação de imagens e sistema conectado ao CICC, em Manaus. As câmeras ficam instaladas em um mastro que chega até 12 metros de altura. O equipamento possui uma visão de 360 graus e um alcance de cinco quilômetros, além de tirar fotos e a capacidade de visão noturna. Umas das câmeras também possui tecnologia térmica que detecta o calor, o que potencializa o trabalho da polícia.

 

Notícias recentes

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...

Em 60 dias à frente da Presidência da Aleam, Adjuto Afonso conduz ações institucionais e acompanha sanção de leis de impacto social

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil),...

leia mais

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...