28.3 C
Manaus
InícioGeralManaus mantém monitoramento aos casos de H1N1 durante o Carnaval

Manaus mantém monitoramento aos casos de H1N1 durante o Carnaval

Publicado em

Com equipes de saúde em alerta, a Prefeitura de Manaus manterá o monitoramento e atendimento prioritário aos pacientes que apresentarem quadro de Síndromes Virais durante todo o Carnaval. Das 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que referenciam o tratamento da Influenza A – causada pelo vírus H1N1 – dez estarão em funcionamento nos dias de ponto facultativo e um no domingo carnavalesco.

 

Neste sábado, 2/3, o prefeito em exercício Marcos Rotta percorreu diversas unidades em companhia do secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, para verificar a demanda pelo medicamento antiviral Tamiflu, bem como o abastecimento e o controle na dispensação do remédio para a população.

 

Segundo Rotta, as visitas técnicas serviram para se ter um ‘raio-x’ muito próximo da realidade a respeito do comportamento das pessoas em relação ao avanço do H1N1. “Intensificamos o monitoramento não apenas para acompanhar a excelência na prestação de serviço, como determina o prefeito Arthur Virgílio Neto, mas também para nos aproximarmos e mostrarmos às pessoas a realidade e extrair delas o pensamento sobre essa questão do H1N1”, destacou.

 

O prefeito em exercício lembrou, ainda, que no início da semana houve muitas informações desencontradas sobre a doença, como tratá-la e preveni-la. Ele reforçou que Manaus ainda espera a liberação das vacinas contra a Influenza A, pelo Ministério da Saúde, prevista para a segunda quinzena de março, conforme produção no Instituto Butantan.

 

“A prefeitura vem trabalhando em parceria com o governo estadual e também com o governo federal, o prefeito Arthur está atuando diretamente nessa questão, fazendo contatos com o próprio ministro e com a presidência da República, a fim de que o Estado do Amazonas e a cidade de Manaus sejam priorizados no envio dessas vacinas que estão sendo produzidas”, disse.

 

Dentre as unidades vistoriadas, a UBS Maria Leonor Brilhante, na zona Leste, e a UBS Major Sávio Belota, na zona Norte, são algumas das que apresentaram maior movimento e confirmação de casos de Síndromes Gripais. Foram 46 prescrições para o antiviral atendidas na Leonor Brilhante, com 460 comprimidos dispensados, considerando o tratamento para cinco dias, além de outras 18 receitas médicas para o mesmo medicamento na Sávio Belota, o equivalente a 180 comprimidos entregues aos pacientes.

 

Conforme o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi, ao identificar casos de gripe nas unidades de saúde do município, ainda na triagem, os pacientes já recebem máscaras, orientações de como evitar a propagação da doença e têm o atendimento priorizado.

 

“Aquela pessoa que apresentar algum sintoma das Síndromes Virais pode procurar uma das dez unidades básicas de saúde com horário estendido, na segunda e na quarta, e a UBS José Rayol dos Santos, ali na Constantino Nery, no domingo. Mesmo no feriado estaremos com nossas equipes de plantão em todas as zonas da cidade, mantendo a estratégia de enfrentamento ao H1N1, conforme nos determinou o prefeito Arthur Neto”, finalizou Magaldi.

 

Funcionamento no Carnaval

As dez unidades de saúde da prefeitura vão obedecer a horários especiais: na segunda-feira (4/3), das 8h às 17h, e na Quarta-Feira de Cinzas (6/3), das 12h às 17h. Entre os serviços oferecidos, estarão o atendimento clínico e de enfermagem, a distribuição de medicamentos, a realização de curativos, nebulização e a aplicação de vacinas de rotina.

 

Confira as unidades por zona

 

ZONA LESTE

UBS Dr. José Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, S. José II

UBS Maria Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves

UBS Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/nº, Zumbi II

 

ZONA NORTE

UBS Áugias Gadelha –  Rua A, nº15, Cidade Nova I

UBS Balbina Mestrinho – Rua 17, nº 170, Cidade Nova

UBS Major Sálvio Belota – Ruas das Samambaias, nº 786, Santa Etelvina

 

ZONA SUL

UBS José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/nº, Chapada

UBS Morro da Liberdade – R. São Benedito, s/nº, Morro da Liberdade

 

ZONA OESTE

UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/nº, Glória

UBS Leonor de Freitas – Av. Brasil, s/nº, Compensa II

Notícias recentes

Venda de apartamentos por indicação cresce e reforça confiança entre consumidores

Mais do que estar presentes nos bons momentos, amigos também podem influenciar decisões importantes....

Caminhão pega fogo na Avenida Autaz Mirim, em Manaus

Na tarde desta quarta-feira (22), um caminhão foi atingido por um incêndio na Avenida...

Sine Manaus oferta 791 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 791 vagas de emprego em...

Presidente da Aleam, Adjuto Afonso participa de evento sobre reconstrução de ponte Brasil e Bolívia em Brasilía

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e tesoureiro-geral da União...

leia mais

Venda de apartamentos por indicação cresce e reforça confiança entre consumidores

Mais do que estar presentes nos bons momentos, amigos também podem influenciar decisões importantes....

Caminhão pega fogo na Avenida Autaz Mirim, em Manaus

Na tarde desta quarta-feira (22), um caminhão foi atingido por um incêndio na Avenida...

Sine Manaus oferta 791 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 791 vagas de emprego em...