28.3 C
Manaus
InícioGeralMessi marca, Argentina vence Nigéria no fim e segue viva na Copa...

Messi marca, Argentina vence Nigéria no fim e segue viva na Copa do Mundo

Publicado em

 

No momento de maior pressão da Argentina, o craque Lionel Messi resgatou a seleção bicampeã para garantir a classificação da equipe às oitavas de final, nesta terça-feira em São Petersburgo, após vitória por 2 a 1 sobre a Nigéria na última rodada do grupo D.

Mas o herói inesperado da partida foi o zagueiro Marcos Rojo, que fez o gol da vitória aos 41 minutos da segunda etapa e tirou o peso de uma possível eliminação sul-americana na fase de grupos.

Antes, o camisa 10 desencantou para abrir o placar com um golaço, aos 14 minutos do primeiro tempo. A partida ainda teve momentos de tensão após pênalti bobo feito por Javier Mascherano e convertido por Victor Moses aos seis da segunda etapa, colocando em risco a vaga no mata-mata até os minutos finais.

A Nigéria, que com a vitória sobre a Islândia (2-0) acabou dando sobrevida aos argentinos, acabou cavando a própria cova na competição. Em cinco duelos contra a Argentina na história da Copa do Mundo, os africanos perderam todos e terminaram eliminados na última rodada.

No outro jogo do grupo, a Croácia garantiu os 100% de aproveitamento com vitória por 2 a 1 sobre a Islândia, que acabou sendo eliminada na primeira participação do país em Copas do Mundo. 

Os croatas terminaram na primeira colocação (9 pontos) e vão enfrentar a Dinamarca, segunda colocada do grupo C. Já a Argentina (4) tem o duelo de campeões mundiais contra a França. 

 

– Messi acorda Argentina –

Impulsionado por um estádio majoritariamente vestido em azul e branco, com o astro Diego Maradona atuando como maestro da torcida nos camarotes, a Argentina se apossou da espaçonave em São Petersburgo e parecia jogar em casa.

A necessidade de vencer fez a Argentina mostrar postura diferente dos dois primeiros jogos. A equipe sul-americana iniciou a partida pressionando, mas faltava capricho na hora de definir, problema este resolvido no talento do craque Lionel Messi, aos 14 minutos.

Éver Banega fez ligação direta entre a zaga e o ataque com lançamento espetacular, nas costas da zaga nigeriana. Messi dominou com a coxa esquerda, invadiu a área e bateu cruzado com a perna direita, no alto do gol, sem chances para o goleiro. 

Foi o primeiro de Messi na Copa, justamente após seu aniversário, superando um suposto período de “inferno astral” que o perseguia na competição.

A Argentina estava com outra atitude em campo, bem postada defensivamente e pressionando a marcação na saída de bola nigeriana, sufocada com a atuação de Messi e companhia. Com a bola no pé, a bicampeã via em Banega o equilíbrio que faltava no meio de campo. 

Aos 31, o volante tabelou no meio de campo e deu outro lançamento espetacular, desta vez para Ángel Di María. O atacante do Paris Saint-Germain se aproximava do gol com liberdade, mas foi derrubado pelo zagueiro pouco antes de invadir a área e sofreu a falta. Na cobrança, Messi bateu com categoria e acertou o poste esquerdo de Uzoho, que encostou levemente na bola.

Por conta da intensidade argentina, a Nigéria não conseguiu impor seu estilo na primeira etapa. Destaque na vitória sobre a Islândia com dois gols, Ahmed Musa não conseguia explorar sua velocidade e as únicas idas ao ataque foram nos minutos finais, com cruzamentos para a área. 

 

 Herói improvável 

Na volta do intervalo, no entanto, Javier Mascherano deu o presente que a equipe africana esperava logo aos três minutos. Em cobrança de escanteio, o volante agarrou Bologun dentro da área e cedeu pênalti bobo. Moses foi para a cobrança e deslocou o estreante Franco Armani para empatar o placar, aos seis minutos.

A igualdade deixou os argentinos nervosos em campo, vendo a Nigéria fazer de tudo para gastar tempo e diminuir o ritmo da partida. Além disso, a bola começou a queimar no pé e os jogadores erravam muitos passes, mostrando uma face totalmente diferente da primeira etapa e relembrando a atuação catastrófica contra a Croácia.

A equipe chegou a ficar perto de levar o segundo gol, em tentativas de Ighalo aos 29 e 37 minutos. No segunda lance, Armani saiu bem do gol e fez bela defesa, provando que pode sim ser o titular da meta argentina.

Precisando da vitória, Sampaoli colocou o time para frente em busca do tudo ou nada com Cristian Pavón, Emiliano Meza e Sergio Aguero. E o esforço foi compensado aos 41 minutos, mas dos pés de um improvável herói: o zagueiro Marcos Rojo. 

Após muita pressão e chances desperdiçadas, Mercado foi à linha de fundo e cruzou com perfeição para o centro da área. Rojo bateu de primeira com o pé direito, que não é o bom, e colocou fogo no estádio São Petersburgo, tirando da Argentina o peso de uma eliminação vexatória na fase de grupos e renascendo o orgulho alvi-celeste.

O próximo duelo é contra a França, no sábado, em Kazan. 

Notícias recentes

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...

Em 60 dias à frente da Presidência da Aleam, Adjuto Afonso conduz ações institucionais e acompanha sanção de leis de impacto social

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil),...

leia mais

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...