28.3 C
Manaus
InícioBrasilMostra na UnB exibe fósseis de mais de 90 milhões de anos

Mostra na UnB exibe fósseis de mais de 90 milhões de anos

Publicado em

Brasília – A exposição Quando nem tudo era gelo – Novas descobertas no Continente Antártico, no estande do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Avenida da Ciência, no Centro Comunitário da Universidade de Brasília apresentou novos fósseis, alguns com 90 milhões de anos descobertos e coletados por equipes do Paleoantar na região antártica entre os anos de 2015 e 2018. Essa é uma das iniciativas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC).

O espaço reúne 160 peças do Paleoantar, projeto do Museu Nacional vinculado ao Programa Antártico Brasileiro, financiado pelo CNPq.

Segundo o diretor do Museu Nacional do Rio de Janeiro, Alexander Kellner, entre os itens em exibição, estão oito peças resgatadas após o incêndio que destruiu o prédio em 2018. “A maioria dessas peças foram coletadas em projetos que se sucederam à enorme tragédia que aconteceu em 2018. Mas nós temos inclusive, algumas que foram resgatadas do palácio e estão aqui expostas para os visitantes”, afirmou.

A exposição conta ainda com maquetes dos navios da Marinha do Brasil que levam os pesquisadores para a Antártica. Os visitantes também podem conhecer as barracas e vestimentas usadas pelas equipes, além de conferir as ferramentas utilizadas pelos paleontólogos no trabalho de campo.

O estudante de Ciência Política da UnB, Gabriel Yudi, passou pelo local, e se surpreendeu com o que viu. “Achei muito organizado, tudo muito bem feito. E é muito interessante, você perceber fósseis que são de muito tempo atrás aqui na sua frente. Adorei o crânio da baleia, acho que foi a parte mais interessante”, disse.

Além do estande, a atuação do CNPQ no evento inclui a entrega de prêmios, e a participação em mesas redondas. Na quarta-feira (27), foi realizada uma sessão especial em comemoração aos 40 anos do Programa Antártico Brasileiro, o Proantar, que promove os estudos científicos na região antártica.

A diretora de cooperação institucional do CNPQ, Zaíra Turchi, destacou a importância do apoio e do financiamento do conselho a este tipo de iniciativa. “O Brasil integra o acordo para a Antártica, e a Antártica é muito importante para o mundo. Então precisa, de fato, de pesquisa científica de ponta nesta região. O CNPQ tem essa missão importante como principal agência de apoio à pesquisa do país”, afirmou.

O CNPQ financia o Proantar desde 1991. Atualmente, cerca de 20 pesquisas estão sendo realizadas nas áreas de ciências da vida, ciências atmosféricas, ciências do mar e ciências da terra.

Notícias recentes

Concessionárias reforçam campanhas para impulsionar vendas de veículos no fim do ano

O último trimestre de 2026 deve movimentar o mercado automotivo brasileiro, com concessionárias intensificando...

Fumaça em Manaus é risco para todos: infectologista dá dicas de proteção e alerta para sintomas

Manaus amanheceu hoje novamente encoberta por fumaça das queimadas e com a pior qualidade...

Escolas Nilton Lins promovem evento Portas Abertas nas unidades Manoa e Leste neste sábado (17)

As Escolas Nilton Lins realizarão, neste sábado, 17 de outubro, a partir das 9h,...

Lei de Adjuto Afonso prevê formação de professores para atender às necessidades das escolas rurais

Celebrado neste dia 15 de outubro, o Dia do Professor destaca a importância dos...

leia mais

Concessionárias reforçam campanhas para impulsionar vendas de veículos no fim do ano

O último trimestre de 2026 deve movimentar o mercado automotivo brasileiro, com concessionárias intensificando...

Fumaça em Manaus é risco para todos: infectologista dá dicas de proteção e alerta para sintomas

Manaus amanheceu hoje novamente encoberta por fumaça das queimadas e com a pior qualidade...

Escolas Nilton Lins promovem evento Portas Abertas nas unidades Manoa e Leste neste sábado (17)

As Escolas Nilton Lins realizarão, neste sábado, 17 de outubro, a partir das 9h,...