28.3 C
Manaus
InícioGeralMulheres do Prosamim participam de curso de capacitação

Mulheres do Prosamim participam de curso de capacitação

Publicado em

 

 

O sonho da autônoma Maria Jerusa, 54, sempre foi abrir o próprio negócio, na área de alimentação. Enquanto a renda não permite que ela invista na tão desejada graduação em Gastronomia, Maria busca qualificações em cursos e oficinas gratuitas. Há uma semana ela participa do curso de Doces e Salgados oferecido pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés e Manaus (Prosamim), do Governo do Estado, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Moradora do entorno do Prosamim Cajual, localizado no bairro Santa Luzia, zona sul de Manaus, Maria Jerusa, que já trabalhou como merendeira, enxerga a qualificação como uma oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e aprender novas técnicas. “Trabalhava mais com refeições e agora estou aprendendo a fazer salgados e doces, o que significa dizer que estou abrindo meu leque de opções, para atender as demandas de uma clientela ainda maior”, disse a autônoma, que aceita encomendas.

Além de oferecer uma alternativa para tirar os alunos da ociosidade, as aulas podem contribuir também para a geração de renda familiar. “É uma iniciativa que ajuda muita gente. Precisamos estar em aprendizado constante, porque o mercado de trabalho nos engole. Qualificação é tudo!”, enfatizou Maria Jerusa.

A atividade é coordenada pela equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Capacitação – Com 30 alunas inscritas, a turma do curso de Doces e Salgados entrou na segunda semana de aulas, permitindo que os alunos exercitem a prática. “É uma oportunidade excelente para que eles aprendam um ofício novo ou aprimorem seus conhecimentos. O ramo alimentício pode ser altamente lucrativo, mas é preciso se dedicar. Todos na turma demonstraram potencial para atuar na área”, disse a professora Maria de Lourdes Macedo, do Cetam.

As aulas encerram no dia 23 de abril, mas a parceria entre Prosamim e Cetam promete outros cursos, em diversas áreas de atuação.

Notícias recentes

Nova regra do Pix amplia prazo para contestar golpe

Uma nova regra do Pix amplia, a partir desta terça-feira (1º), de 30 para...

Conta de luz fica mais cara pelo quinto mês consecutivo no Amazonas

A conta de luz terá cobrança adicional pelo quinto mês consecutivo em setembro. A...

Ana Lúcia Holanda e Matheus Huari são aclamados para comandar o MAG no biênio 2027/2028

Manaus — Ana Lúcia Holanda e Matheus Huari foram aclamados, neste domingo (30/8), como...

Capitão Alberto Neto visita trecho da Transamazônica em Lábrea e defende investimentos em infraestrutura

O candidato ao Senado Capitão Alberto Neto (PL-AM) visitou, nesta segunda-feira (31), um trecho...

leia mais

Nova regra do Pix amplia prazo para contestar golpe

Uma nova regra do Pix amplia, a partir desta terça-feira (1º), de 30 para...

Conta de luz fica mais cara pelo quinto mês consecutivo no Amazonas

A conta de luz terá cobrança adicional pelo quinto mês consecutivo em setembro. A...

Ana Lúcia Holanda e Matheus Huari são aclamados para comandar o MAG no biênio 2027/2028

Manaus — Ana Lúcia Holanda e Matheus Huari foram aclamados, neste domingo (30/8), como...