08/03/2018 às 12h55min - Atualizada em 08/03/2018 às 12h55min

​Medicamentos vencidos são encontrados dentro do Centro de Controle do Zoonoses de Manaus

Inspeção feita por vereadores encontra medicamentos fora do prazo de validade dentro do CCZ de Manaus. Segundo parlamentares os remédios estavam sendo usados durante castração de cães e gatos.

Redação M2 News
Foto: Divulgação

 
Uma inspeção feita no Centro de Controle de Zoonoses de Manaus (CCZ) , no fim da manhã dessa quinta-feira (08/03/2018), pelos vereadores Chico Preto (PMN-AM) e Joana D’Arc (PR-AM)-, encontrou medicamentos vencidos armazenados e ainda sendo utilizados em cães e gatos submetidos à castração.

“Nós encontramos medicamentos vencidos dentro do centro cirúrgico. Eles tinham acabado de ser usados em castração de animais. Só hoje dezesseis castrações foram feitas e mais vinte estavam agendadas para essa tarde”, disse a vereadora Joana D’Arc.

A médica veterinária Mariana Oliveira, acompanhou a inspeção e se disse chocada com o cenário encontrado no local. “Aqui existem anestésicos vencidos, que estavam sendo usados nos animais. Um anestésico vencido não tem efeito algum, ou seja, o animal que recebe esse medicamento sente toda a dor possível durante uma cirurgia”, explicou.

Foram encontrados lotes de medicamentos vencidos desde 2014, entre eles, analgésicos e até reanimadores, usados quando os animais têm uma parada cardíaca durante procedimento cirúrgico.
Analgésicos como Sedomin e Telazol estavam dentro da sala de cirurgia, na parte dos descartados recentemente. Segundo o vereador Chico Preto a possibilidade desses medicamentos estarem sendo usados fora do prazo limite é clara. “ Nós encontramos uma série de situações estarrecedoras. Todos os medicamentos estão vencidos. É inconcebível um animal de estimação, hoje tratado com muito amor e em algumas situações como membros da família, estarem sendo medicados com esses produtos vencidos”, afirmou o parlamentar.

Os vereadores anunciaram que vão acionar o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária para que o caso seja apurado.

 

Lista de medicamentos vencidos encontrados:

 
  • Telazol – vencido em junho de 2017
  • Adren – vencido em outubro de 2015
  • Sedomin – vencido em abril de 2017
  • Hemitartarato de Nerepinefrina – vencido em 2015
  • Cloridrato de Lidocaína – vencido em 2014
  • Teflan – vencido em 2014


O M2 News pediu um posicionamento da Prefeitura de Manaus sobre o caso, mas até o fechamento dessa reportagem não obtivemos resposta.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!