13/03/2018 às 12h52min - Atualizada em 13/03/2018 às 12h52min

Professores do Amazonas são selecionados para fazer intercâmbio nos Estados Unidos

Redação M2 News

 
Quatro professores foram selecionados para participar do curso de aperfeiçoamento de seis meses nos Estados Unidos (EUA), por meio do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards inTeaching Program for International Teachers - DAI) edição 2018-2019, na etapa estadual.
 
A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), por intermédio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), divulgou a lista na manhã desta terça-feira (13/03). As inscrições para etapa estadual encerraram no dia 2 de março, após a divulgação do intercâmbio, envio e recebimento dos formulários para a coordenação estadual.
 
Os candidatos foram entrevistados e após minuciosa avaliação, foram pré-selecionados os seguintes professores. São eles:
 
Alexandre Menezes de Aguiar - Escola Estadual Sant´Ana - Manaus
Dymmon Prestes da Costa - Escola estadual Letício de Campos - Manaus
Hugo Pessoa Queiroz - CMPM I - Petropólis - Manaus
Patrícia Nogueira Matos - Colégio Militar de Manaus/Exército - Manaus
 
O Intercâmbio é voltado para professores de Língua Inglesa, que atuem no Ensino Médio e que tenham no mínimo cinco anos de docência, dentre outros requisitos.
 
A coordenadora Estadual da Seduc, professora Simeire Ramos, explica algumas dificuldades no processo de seleção. “No que se refere ao tempo mínimo de atividade docente em sala de aula, pois um dos critérios é a exigência de cinco anos de experiência comprovada em sala de aula, e bem como os candidatos que ainda não concluíram o estágio probatório”, disse.
 
Próxima Etapa – Nacional - Após a seleção estadual, a Seduc encaminhou os candidatos selecionados para a etapa nacional. Os quatro professores selecionados participam da etapa nacional até o dia 16 de março, em que a Comissão Fulbright e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) vai revisar os requisitos em que foram aprovados na primeira etapa e entrevista-los com um teste de proficiência (TOEFL Ibt). Caso selecionados seguem para etapa internacional.
 
O Programa é uma iniciativa do Departamento de estado dos Estados Unidos e executado em parceria com a Embaixada Americana, Fulbright e o Conserlho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com duração de um semestre acadêmico nos EUA.
 
O programa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e também no uso de tecnologias em educação.
 
Benefícios do programa
 
• Visto de intercâmbio J-1;
• Orientação pré-partida no Brasil;
• Passagens de ida e volta para os Estados Unidos;
• Orientação na chegada aos EUA em Washington, DC;
• Custos e taxas para a participação no programa;
• Hospedagem (residência universitária compartilhada com outros participantes);
• Seguro-saúde;
• Ajuda de custo para alimentação, aquisição de um laptop para a realização das atividades acadêmicas; de livros e outros materiais educacionais;
• Seminário de encerramento em Washington, D.C.; e
• Oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos Estados Unidos.
 
O programa nos Estados Unidos acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2019 e incluirá também um estágio supervisionado em uma High School americana onde os participantes do DAI possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!