18/03/2018 às 09h05min - Atualizada em 18/03/2018 às 09h05min

Operação “Jejuardes” resulta na prisão de jovem e nas apreensões de três adolescentes por roubos em ônibus

Redação M2 News
Foto: Bruno Zanardo

 
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP–AM) divulgou na manhã deste sábado (17/3), durante entrevista coletiva de imprensa realizada na Delegacia Geral, zona centro-sul de Manaus, o balanço da sexta fase da operação “Jejuardes”, que resultou na prisão de Afonso Marques Pacheco, 21, e nas apreensões de três adolescentes, sendo dois de 15 anos e um de 17 anos. Durante a operação foram apreendidos um revólver calibre 38, duas munições intactas, um simulacro de arma de fogo, além de quatro aparelhos celulares e R$ 234 em espécie, oriundos de roubos em ônibus do transporte coletivo.
 
A operação contou com apoio da Polícia Civil do Amazonas (PCAM), Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop) vinculada à SSP–AM e, também, da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM). Durante a coletiva o vice-governador e secretário da SSP-AM, Bosco Saraiva, destacou que a partir desta etapa as ações policiais terão um maior foco nos Terminais de Integração de Manaus, bem como em paradas de ônibus com maior fluxo de usuários do transporte público.
 
“Estamos trabalhando com empenho nestes locais de intensa movimentação.  Na noite de ontem, o foco da ‘Jejuardes’ foram os cinco terminais de integração. A partir de segunda-feira (19/3), teremos uma atuação permanente das Polícias Civil e Militar nestes locais que, assim como os servidores da Seaop, estarão dentro dos ônibus coletivos, em horários estratégicos para coibir furtos e roubos. É um plano de rotina que será cumprido nos próximos 15 dias, elaborado a partir de um mapeamento dessas áreas”, disse Saraiva.
 
Na ocasião, o delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, enfatizou que a integração do aparato de Segurança Pública tem corroborado com o êxito nas operações. “Todas essas ações visam firmar o compromisso da atual gestão com a segurança da população. Desde as primeiras operações, deflagradas no início deste ano, temos logrado êxito nas apreensões tanto de grande quantidade de drogas, quanto de indivíduos que atuam em associações criminosas. As investigações não cessam, é sempre um trabalho contínuo que, com o tempo, é aprimorado”, ressaltou Brito.
 
Resultado “Jejuardes 6”
Na noite de sexta-feira, por volta das 22h30, dois adolescentes de 15 e 17 anos foram apreendidos, no momento em que estavam roubando passageiros da linha 517, da empresa Expresso Coroado. Bosco Saraiva explicou que, no momento em que a dupla estava cometendo o crime, o motorista do ônibus avistou o comboio da operação e emitiu um sinal de luz, utilizando os faróis do automóvel.
 
“Notamos que algo estranho acontecia naquele coletivo. Realizamos a abordagem e, logo em seguida, apreendemos os dois adolescentes. Em posse deles estavam um revólver calibre 38 contendo, duas munições intactas e, ainda, quatro aparelhos celulares e R$ 234 em espécies, oriundos da prática criminosa. A atitude do motorista foi crucial nesse caso. Ao sinalizar que algo acontecia, conseguimos lograr êxito nessas apreensões”, explicou Bosco Saraiva.
 
Ainda durante as diligências, as equipes de policias prenderam Afonso Marques Pacheco, 21, e apreenderam um adolescente de 15 anos, nas dependências do Terminal de Integração Cinco, conhecido como T5, situado na avenida Cosme Ferreira, bairro São José Operário, zona leste de Manaus. Na ocasião, os policiais avistaram a dupla naquele terminal, descendo do ônibus coletivo em atitude suspeita.
 
Ao realizar a abordagem, foi apreendido um simulacro de arma de fogo que estava em posse do adolescente. Em depoimento, no 9º Distrito Integrado e Polícia (DIP), Afonso confessou que, juntamente com o adolescente, iriam cometer roubos na região do Terminal de Integração Dois, o “T2”, situado no bairro Cachoeirinha, zona sul da cidade.
 
Afonso foi indiciado por corrupção de menores. O adolescente apreendido com Afonso, será liberado após os procedimentos no 9º DIP. Já os dois adolescentes de 15 e 17 anos, irão responder por ato infracional análogo ao crime de roubo. Os dois foram levados à Delegacia Especialidade em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), onde foram adotadas as medidas cabíveis.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!