25/07/2020 às 20h30min - Atualizada em 25/07/2020 às 20h30min

Cacique Raoni recebe alta após 10 dias hospitalizado

De UOL
Coletiva do cacique Raoni após alta médica. Foto: Divulgação

Conhecido por lutar pela conservação da Reserva Nacional do Xingu, o cacique Raoni Metuktire, 89, recebeu alta na manhã de hoje depois de ficar dez dias hospitalizado para tratar de úlceras gástricas e infecção intestinal. Raoni estava internado Hospital Dois Pinheiros, na cidade de Sinop, em Mato Grosso.

O líder indígena passou mal na semana passada, quando foi internado na cidade de Colíder no dia 15 e transferido para o Dois Pinheiros no dia 18, quando testes para covid-19 deram negativo.


Até a quinta-feira (23), a alta médica do líder indígena estava indefinida porque seu estado era grave e a equipe médica havia encontrado uma inflamação do cólon.
O boletim médico de hoje, no entanto, indicou "cura da infecção intestinal, sem indicativos de febre, diarreia e novo teste de Covid-19 negativado, recebendo assim alta hospitalar em bom estado geral".

A alta foi concedida pelos médicos às 9h de hoje, mas o cacique só deve deixar a unidade de saúde às 13h30.
Segundo o médico Douglas Yanai, o cacique retorna para sua aldeia com tratamento para prevenção de embolia pulmonar, necessidade de utilizar antibióticos e seguir orientação de uma dieta preparada para ele.
"Manteremos contato com a equipe de saúde indígena que fica na aldeia para podermos acompanhar e continuar orientação para a recuperação plena", afirmou o médico.

Raoni participou de uma rápida coletiva de imprensa, quando agradeceu o apoio durante a intenção. "A doença chega a qualquer dia e ataca alguém da nossa família. Queria que todas as pessoas pensassem nisso e amasse e respeitasse o outro", disse.

A gente deve estar junto e se respeitar e amar, porque doença não marca dia. Quero dar um abraço em todos vocês. Agora estou curado
Cacique Raoni Metuktire

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!