03/04/2018 às 16h05min - Atualizada em 03/04/2018 às 16h05min

​Governo do Amazonas abre licitação para obras do ProsaiMaués

Obras do ProsaiMaués estavam paralisadas há 4 anos. Atual Governo destravou processos, distratou acordo com antiga construtora e anunciou retomada das obras para os próximos meses.

Redação M2 News
Titular da SRMM, Oswaldo Said Júnior, assinou autorização para abertura de licitação das obras do ProsaiMaués, durante reunião com coordenadores do UGPE, em Manaus. Foto: Tiago Corrêa/SRMM/UGPE

Na manhã desta terça-feira (03/04), o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM),  Oswaldo Said Junior, e o coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Claudemir Andrade, assinaram o aviso de licitação para a execução das obras de melhorias ambientais e urbanísticas do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués). A reunião contou com a presença do secretário executivo da SRMM, Elânio Gouvêa e dos subcoordenadores da UGPE.
 
A abertura de licitação configura uma vitória, já que as obras estavam paradas há quatro anos. “Quando nós assumimos a gestão, em outubro do ano passado, o cenário era outro. Hoje, com o Governo Amazonino Mendes, através da equipe da secretaria, assinamos a licitação, após o distrato da empresa anterior e vamos dar continuidade às obras. É uma conquista também do prefeito de Maués, Junior Leite, sempre muito preocupado com o andamento do programa. Estamos dando um passo importantíssimo”, afirmou o secretário Oswaldo Said Junior.
 
“Recebemos com grande satisfação essa notícia, porque o Prosai representa uma melhoria significativa para a qualidade de vida da população de Maués”, disse o prefeito de Maués, Junior Leite.
 
Um novo momento – Para o coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Claudemir Andrade, a etapa mais burocrática já foi vencida. “Vamos começar a receber as propostas dentro de 30 dias e, aproximadamente, no início do mês de junho, a empresa vencedora já deverá estar atuando no município, dando uma nova característica à Maués. É uma luta constante. O programa já estava desacreditado dentro da cidade, mas agora é uma prioridade do governador Amazonino Mendes”, pontuou Claudemir.
 
O projeto do ProsaiMaués foi revisado e readaptado. “Estamos trabalhando nestas questões há muito tempo, com celeridade, responsabilidade e comprometimento, acima de tudo. O governador Amazonino Mendes pediu empenho e temos feito isso com muito afinco. Quem ganha é Maués e todo o Amazonas”, disse o secretário executivo da SRMM, Elânio Gouvêa.


Publicação da abertura de licitação será feita no Diário Oficial do Estado.
Foto: Tiago Corrêa/SRMM/UGPE
 


Melhorias para o município – As intervenções do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués) vão dar uma cara nova a Maués, localizada a 268 quilômetros em linha reta de Manaus. Com o objetivo de contribuir para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população e a sustentabilidade socioeconômica de Maués, na região do Baixo Amazonas, o programa se concentra em duas frentes: urbana (desapropriação e revitalização de lagoas e seus entornos) e rural (comunidades indígenas).
 
Entre as metas a serem atingidas, estão a redução das famílias sob risco de inundações, valorização dos imóveis, melhoria no serviço de esgotamento, serviço contínuo de água, fomentar o turismo local e levar água potável às comunidades indígenas. O projeto prevê a construção de área de recreação infantil, área para piquenique, espaço para atividades poliesportivas, estacionamento, praça, local para prática de atividades físicas, área de exposição e ciclovia.
 
A equipe socioambiental do ProsaiMaués realizou, entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018, um total de 684 atendimentos sociais diretos às famílias envolvidas pelo programa, além de beneficiar 816 pessoas, nas ações socioambientais promovidas, totalizando 1,5 mil atingidos. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!