16/09/2020 às 11h32min - Atualizada em 16/09/2020 às 11h32min

Bolsonaro 'proíbe' Renda Brasil e diz que Bolsa Família continua até 2022

"Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final", disse Bolsonaro no vídeo

Folhapress
Foto: Arquivo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou hoje um vídeo nas redes sociais comunicando que vai seguir com o Bolsa Família e não falará mais sobre o programa social Renda Brasil. "Até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final", disse ele no vídeo.

Bolsonaro negou notícias recentes de que o Ministério da Economia estaria estudando congelar aposentadorias e cortar benefícios sociais de idosos e deficientes pobres para financiar o Renda Brasil. "Quem, por ventura, vier propor para mim uma medida como essa, eu só posso dar um cartão vermelho para essa pessoa. (...) Pode ser que alguém da equipe econômica tenha falado sobre esse assunto, pode ser, mas por parte do governo jamais vamos congelar salários de aposentados."

O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que o cartão vermelho do presidente não foi direcionado a ele. "O cartão vermelho não foi para mim. Conversei com o presidente hoje cedo. Conversamos sobre as notícias dos jornais. Eu lamentei muito essa interpretação porque, na verdade, tem uma PEC falando justamente em devolver à classe política brasileira o comando sobre os orçamentos públicos."

O Renda Brasil vinha sendo defendido pela equipe econômica de Bolsonaro como o sucessor do Bolsa Família, benefício instituído em 2003 no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que unificou e ampliou programas existentes no governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Durante meses, a equipe de Guedes fez estudos e simulações para tentar chegar à resposta mais importante: de onde viria o dinheiro. O problema é que as propostas eram impopulares, por tirar dinheiro de pessoas de baixa renda e de aposentados. As medidas impopulares irritaram Bolsonaro, que hoje resolveu encerrar o assunto.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!