06/04/2018 às 17h10min - Atualizada em 09/04/2018 às 15h38min

Samsung confirma compra de prédio de Caesar Business para instalações da nova sede do SIDIA

Sidia confirma que instalações do hotel serão reformadas para atender às necessidades dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e dos funcionários do Instituto em Manaus

Redação M2 News
Samsung vai instalar atividades do Sidia nas instalações do Caesar Business em Manaus.



 

A Multinacional Samsung, comprou os direitos de uso do edifício onde hoje funciona o hotel Caesar Business, na Avenida Darcy Vargas, zona Centro-Sul, uma das avenidas mais valorizadas de Manaus. O Edifício fica localizado a menos de 100 metros do Amazonas Shopping. A venda foi confirmada pela Rede Accor, proprietária da marca Caesar.

O Samsung vai instalar no local o edifício sede do Samsung Instituto De Desenvolvimento de Informática da Amazônia (Sidia), que hoje funciona no Edifício The Office, no bairro Adrianópolis e em mais dois prédios no Distrito Industrial, na zona Leste da capital. A multinacional sul-coreana, espera assim resolver um problema de logística, já que paga milhares de dólares com locação de salas e edifícios em Manaus. Com a mudança, todas as atividades, servidores e prestadores de serviços serão concentrados em um só lugar, preservando assim projetos industriais.
A empresa também vai aproveitar parte da estrutura herdada do hotel para instalar diretores da multinacional, que viajam constantemente para Manaus para acompanhar desenvolvimento de projetos.

Investimento milionário – O novo prédio que vai abrigar as atividades do Sidia em Manaus foi comprado pela multinacional pelo valor de R$ 70,5 milhões. O Contrato de compra e venda foi datado e assinado em 19 de março. A compra era tratada como sigilo, mas vazou nos últimos dias. Além do valor da compra do edifício a Samsung também deve gastar outros milhares de reais para equipar o local com todo aparato necessário para desenvolvimento das atividades da empresa.

Atividades do Sidia – Considerado um dos maiores institutos de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, o Instituto de Desenvolvimento de Informática da Amazônia (Sidia), emprega mais de 800 funcionários no Amazonas. A maioria é formada por jovens que desenvolvem softwares para celulares, notebooks e aparelhos de televisão, produzidos pela multinacional. Em Manaus também funciona o setor de desenvolvimento de Games, que produz jogos para celulares.

O Sidia é o responsável por produzir, testar e aprovar todo e qualquer software utilizado pela marca Samsung no Brasil e América. As atividades necessitam investimentos que beiram os milhões de dólares e necessitam de segredo industrial e confidencialidade dos servidores.
Esses seriam alguns dos motivos que chancelaram a possibilidade de compra do edifício onde hoje funciona o Caesar Business. Com todas as atividades instaladas em um só lugar, fica mais fácil para Samsung monitorar e guardar os produtos desenvolvidos por seus pesquisadores.

 


Sidia confirma nova fase em Manaus



O Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia, em Manaus, está ampliando seus projetos nas áreas de sistemas embarcados e realidade virtual, bem como acrescentando novas áreas da tecnologia como realidade aumentada e inteligência artificial. O Instituto permanece confiante no Brasil, e especialmente em Manaus, como um importante polo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no contexto internacional.
 
Muitos projetos, que anteriormente eram desenvolvidos em outros centros de pesquisa, foram transferidos para o SIDIA, o que levou a um intenso processo de captação de talentos. Profissionais como desenvolvedores, engenheiros, designers entre outros, foram recrutados em Manaus e em todo o País, o que representou, desde 2017, um grande crescimento no quadro de colaboradores.
 
Em 2018, o Instituto continua em busca de talentos em diversas áreas de atuação, como Ciência de Computação, Engenharia da Computação, Análise de Sistemas, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, Design 2D e 3D, Animação e Games. Em virtude desta demanda, o SIDIA tem intensificado sua parceria com as universidades a fim de possibilitar o desenvolvimento de novas competências, contribuindo, assim, para um importante legado em educação.
 
Além disso, para comportar esse crescimento, o SIDIA anunciou que em um futuro próximo migrará para uma nova sede a fim de suportar os projetos atuais e futuros. Também permitirá, após reforma, a unificação dos laboratórios que estão atualmente divididos em três prédios em Manaus. “Estaremos ainda mais preparados para o desenvolvimento de tecnologias de ponta. Ganha com isso a região, que conta com a geração de novos empregos diretos e indiretos, e ganha o País, que passou a ser um dos mais importantes polos de inovação como referência mundial em Tecnologias da Informação”, afirma Vânia Thaumaturgo, representante do Instituto.
 
Vânia explica que a nova sede, localizada na Avenida Darcy Vargas, área central da cidade de Manaus, será reformada para atender às necessidades dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e dos funcionários do Instituto. “Além de um centro de excelência em P&D, o SIDIA será referência como um ótimo lugar para se trabalhar e, assim, reter nossos talentos e atrair novos”, afirmou.
 
Criado em 2004, o SIDIA atualmente cria soluções inovadoras para o mercado nacional e global, atuando no desenvolvimento e qualidade de software embarcado para celulares, tablets, novas tecnologias vestíveis (wearables) e smart TVs, aplicações para óculos de realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e criação de games de classe mundial.



Em novo posicionamento enviado ao Grupo AG2, o SIDIA informa que é um instituto independente da Samsung.
“O SIDIA é um instituto independente e possui total autonomia para selecionar o imóvel com as características necessárias para desenvolvimento dos projetos em convênio com a Samsung. O SIDIA possui excelência na elaboração de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento”, afirma SIDIA em novo posicionamento. 




*Texto Alterado às 16h38 para novo posicionamento do SIDIA
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!