24/09/2020 às 16h56min - Atualizada em 20/10/2020 às 00h00min

Como buscar vagas de emprego na internet: conheça algumas ferramentas úteis

SALA DA NOTÍCIA
LUCAS WIDMAR PELISARI
Ficar desempregado é terrível, não é verdade? No entanto, podemos atuar na internet para conquistar nossa sonhada vaga no mercado de trabalho. No mundo digital, milhares de empresas procuram por profissionais o tempo todo.

Porém, saber quais são os locais certos para a busca, assim como como procurar pela vaga ideal faz toda a diferença. Não adianta apenas pesquisar por “vagas de emprego” no Google, pois você ainda estará longe de encontrar um emprego.

Se tentou realizar algumas buscas por vagas, já percebeu que não é uma tarefa fácil. Alguns sites são obscuros e as vagas podem ser estranhas. Assim fica difícil conquistar sua posição no mercado.

Para te ajudar nessa árdua tarefa, selecionamos algumas ferramentas que podem — e vão — te ajudar muito nesse momento.

Boa leitura!

Linkedin

O Linkedin é muito mais do que uma rede social: lá o pessoal costuma trocar informações acerca de vagas de emprego, oportunidades de trabalho e até dicas para crescimento profissional.

Além disso, o Linkedin também é o local favorito dos headhunters — aquela galera que procura por profissionais por todos os lados. Eles sempre atuam lá. Por isso é importante manter um currículo atualizado e várias informações profissionais na plataforma.

Uma dica poderosa é usar uma estratégia de palavras-chave para se destacar dos concorrentes. Quando um headhunter procura por um profissional, geralmente usa palavras-chave relacionadas com a função.

Só para exemplificar, se você é vendedor, é interessante fazer uso de termos como “habilidade em vendas” e “experiência em vendas”. Com certeza você vai capturar alguns headhunters — e quem sabe não sai empregado.

Jooble

O Jooble é uma ferramenta muito interessante para quem procura por vagas de emprego. Pense nele como se fosse um Google, só que de empregos.

Assim, quando realizamos uma pesquisa no Jooble, ele mapeia vários sites e bancos de empregos de uma vez só. Além disso, também procura por vagas em empresas diversas e te retorna todo o material rapidamente.

O Jooble possui uma política moral maravilhosa. Segundo a empresa, o trabalho faz parte da rotina dos seres humanos, sendo o responsável pela identidade e até pela felicidade do indivíduo.

Com todos esses benefícios e esse mindset, você deve pensar que a ferramenta custa uma fortuna. Aí que vem a surpresa: o Jooble é completamente gratuíto.

Portal Emprega

Se você está com dificuldade para encontrar emprego, dê uma passadinha no Portal Emprega. Lá você vai encontrar várias dicas importantes, assim como material para estudo e até uma lista de empresas que mais contratam.

O Portal Emprega é um site recheado de artigos e posts interessantes para quem quer conquistar uma vaga. Materiais sobre currículo — incluindo modelos —, entrevistas de emprego e até técnicas para se destacar estão a sua disposição.

Com o conteúdo de lá, suas chances de ser contratado aumentam bastante.

CIEE

O CIEE, cuja sigla significa Centro Integrado Empresa Escola, é uma instituição filantrópica que ajuda estudantes do Brasil inteiro. O foco da instituição são adolescentes e jovens, principalmente aprendizes e estagiários.

Porém, eles também atuam com o pessoal que acabou de sair de programas técnicos, assim como de nível superior. A ideia é dar o pontapé inicial na carreira profissional dos indivíduos.

Com mais de 50 anos de atuação, ela se destaca por ser muito eficiente no que faz. Milhares de pessoas conseguem um emprego por meio dessa instituição todos os meses.

Mesmo que você não se enquadre no perfil ideal deles, compensa entrar em contato com o CIEE. Vai que sua vaga não está lá, não é verdade?

99Jobs

O 99Jobs trabalha com um conceito muito interessante: ele procura a vaga “dos sonhos” com base em seu perfil. O 99 do nome deriva do fato de que as vagas apresentadas conferem com seu perfil em 99%.

Embora tenha um mecanismo um tanto quanto complexo, ele é muito bom no que faz. A plataforma analisa todos os seus dados públicos. Ou seja, coleta dados do Facebook, Instagram, Linkedin e assim por diante.

Após fazer isso — o procedimento todo leva segundos —, a plataforma disponibiliza uma lista com mais de 1.000 empresas cadastradas. A hierarquia vai de acordo com seu grau de correlação com a empresa.

Vagas.com

Por fim, o Vagas.com é uma excelente ferramenta para garimpar algumas vagas. Além disso, a plataforma conta com aplicativo para celular, envio de currículo simplificado e até um algoritmo que ajuda a encontrar vagas para você.

O site também possui uma excelente qualidade de vagas ofertadas. De fato, antes de irem ao ar, todas elas passam por revisão e certificação. Isso impede golpes e vagas falsas.

Atualmente, o Vagas.com conta com mais de 3000 empresas ativas, o que realmente é um número bom para quem quer um emprego. O site também detém o título de maior site de empregos do Brasil — ser gratuito deve ter ajudado bastante.

Aproveite essas ferramentas para conquistar sua vaga no mercado. Mesmo que pareça difícil, é só questão de persistência.

Boa sorte!
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!