28/04/2018 às 11h38min - Atualizada em 28/04/2018 às 11h38min

SEC e universidades públicas vão promover o "Primeiro Fórum de Ciência e Cultura do Amazonas"

Redação M2 News
FOTOS: Michael Dantas/SEC
Com o intuito de firmar parcerias culturais com as universidades públicas, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) realizou um Seminário de Integração com representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na manhã da última sexta-feira (27/4), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA). No encontro foram apresentadas demandas em prol do desenvolvimento de ações culturais na capital e interior do Estado e a proposta de realização do "Primeiro Fórum de Ciência e Cultura do Amazonas", nos dias 21 e 22 de maio.
 
De acordo o secretário de cultura, Denilson Novo, a ideia é que as instituições trabalhem ações conjuntas e aproveitem diversos equipamentos culturais para levar a cultura cada vez mais longe.
 
"Queremos estabelecer essa conexão de uma maneira mais efetiva, para que os alunos possam utilizar nossos espaços com seus talentos", afirmou Denilson. "Eu acredito que podemos construir, juntos, uma série de atividades artísticas em nosso estado. Essa reunião é o primeiro passo de muitos que vamos desenvolver".
 
Também estiveram no seminário, o vice-reitor da Ufam Jacob Cohen; representantes da pró-reitoria de extensão da UEA, Isaque Sousa e André Luiz Dutra; e o coordenador do curso de Teatro, Jhon Weiner, representando a Escola Superior em Artes e Turismo (ESAT).
 
Jacob Cohen elogiou a proposta, apresentada por Denilson, de levar atividades culturais ao interior do estado através da parceria entre universidades e SEC.
 
"A proposta apresentada pelo secretário de interiorizar as ações de promoção cultural também me representa. Precisamos valorizar esses municípios e até mesmo criar disciplinas optativas nos cursos para que os alunos possam participar desses projetos. Quero deixar claro que nossas portas estão abertas para futuras parcerias", comentou.
 
O pró-reitor de extensão da UEA, André Luiz Dutra, relembrou ações da UEA já realizadas com a Secretaria de Cultura e confirmou a parceria da universidade com o órgão.
 
"Queremos participar destas parcerias. A nossa intenção é fazer com que a cultura alcance lugares que antes não eram acessíveis. Fico feliz em ver que essa não foi a primeira reunião com a SEC e não será a última".
 
Fórum de Ciência e Cultura do Amazonas – Nos dias 21 e 22 de maio, SEC, UEA e Ufam realizarão, em conjunto, o "Primeiro Fórum de Ciência e Cultura do Amazonas", no auditório Eulálio Chaves, localizado no Campus Universitário - Senador Arthur Virgílio Filho, na avenida Gen. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, no bairro Coroado I, zona leste.
 
Por meio da parceria, SEC, UEA e Ufam pretendem realizar, no fórum, palestras, grupos de trabalho, debates sobre projetos culturais e a assinatura de termo de cooperação técnica entre as entidades. Denilson Novo explica que a programação do encontro será elaborada com o intuito de reunir ideias para futuras ações.
 
"Podemos falar sobre os processos culturais, calendários e trabalhar propostas. No primeiro dia vamos desenvolver um ciclo de palestras pela manhã, grupos de trabalhos à tarde e, no segundo dia, reunir propostas efetivas de cada grupo e seus projetos", destacou.
 
A data de inscrição para participar do Fórum será divulgada em breve.
 
ServiçoSEC e universidades públicas vão promover o 'Primeiro Fórum de Ciência e Cultura do Amazonas'
Data/hora: Dias 21 e 22 de maio
Local: Auditório Eulálio Chaves, localizado no Campus Universitário - Senador Arthur Virgílio Filho, na Avenida Gen. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, no bairro Coroado I
Entrada: Gratuita
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!