29/04/2018 às 16h54min - Atualizada em 29/04/2018 às 16h54min

Rio Negro Challenge reúne atletas de várias idades em prova na praia da Ponta Negra

Redação M2 News
Foto: Mauro Neto/Sejel



A ultramaratona aquática Rio Negro Challenge 18K – Amazônia 2018 foi realizada na manhã deste domingo (29/04), com percurso da praia do Tupé até a praia da Ponta Negra, zona oeste de Manaus. Além disso, houve ainda a prova para atletas a partir de 13 anos,  com percursos de 1,5 km e 3 km nas modalidades, solo e revezamento, respectivamente, e o Circuito Curumim, destinado a meninos e meninas na faixa dos 8 aos 13 anos, com percurso de 500m.

O evento foi uma realização da Associação Aquática Amazonas e contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e a  Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

Mesmo debaixo de chuva, os atletas compareceram e fizeram bonito na competição. A largada da prova dos 500m foi às 7h30. Os irmãos Rafael Cavalcante Santiago, 11, e Laura Cavalcante, 8, foram os campeões no masculino e feminino, respectivamente.

Rafael, que nada há mais de quatro anos, ressaltou que fez somente o que os professores indicaram nos treinos. “Estou muito feliz por conquistar essa vitória, isso só foi possível pela minha dedicação aos treinos, pois não faltava a nenhum.  Então, dei o meu melhor, fiz o que sabia e o resultado veio”, disse o nadador.
Nos 3 km, o atleta de Boa Vista, Flávio José Saraiva Monteiro, 25, foi o grande campeão. “Eu me dedico bastante aos treinos, já competi aqui na Ponta Negra e estou um tanto habituado. A coordenação do evento está de parabéns, prova muito boa. Uma equipe técnica excelente. Acho que tudo isso somou para eu ser o primeiro. Meu muito obrigado a todos”, pontuou Flávio.

A mais jovem entra os competidores dos 3 km, a colombiana de 13 anos, Juanita Quijano, saiu das águas do rio Negro com a sensação de dever cumprido. “Felicidade é o que me define. Já venho de uma boa relação com esta competição. Ano passado fui terceiro lugar nos 1,5 Km, sendo a atleta mais nova, na época tinha 12 anos. Então, com meus treinos em dias, vim hoje e sou a mais nova da competição e conseguir o primeiro lugar na prova dos 3 km. Além de felicidade, me sinto com dever cumprido”, comentou a campeã.
 
Após três horas e meia de natação e muita expectativa do público, a prova dos 18 quilômetros da ultramaratona aquática Rio Negro Challenge 18K – Amazônia 2018 precisou ser interrompida pela forte chuva e por resguardo da segurança dos maratonistas. Eles chegaram a nadar até 15 quilômetros.  “Apesar da chuva, a prova foi muito positiva, tivemos a presença em massa dos participantes inscritos. Infelizmente, tivemos que interromper a prova dos 18 km, mas os atletas ficaram bem satisfeitos. Priorizamos a segurança e estamos muito felizes, agradecemos a Sejel que nos ajudou e a todos  que participaram”, comentou Pierre Gadelha, organizador do evento.


A classificação ficou assim:

Masculino

1º Lebes
2º Samir Barel
3º André Castelucio
4º Vitor Gadelha

Feminino

1º Katarina Ganzeli
2º Thais Santana
3º Yuri Sasai
4º Marcia Braga
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!