28/06/2017 às 15h09min - Atualizada em 28/06/2017 às 15h09min

Brasília e Amazonas: Uma turbulência política ao ritmo de Marília Mendonça

Mário Marinho - Redação M2 News


 
Que Marília Mendonça é uma das cantoras mais bem pagas da atualidade é inquestionável. Agora que uma música dela poderia retratar a atual situação do povo brasileiro e do eleitor amazonense, isso, eu descobri na última terça-feira, 27, andando pela tradicional feira de Aparecida, uma das mais famosas em movimentadas da área central de Manaus.   Ué, mas a coluna não é sobre política? Que cargas d’água tem a Marília Mendonça com isso? Melhor eu explicar logo, né?
 

- “É, já ficando chato, né?" ...

 
Desde que a campanha para o governo suplementar começou de fato no Amazonas, políticos, partidários, cabos eleitorais, periquitos, cachorros e papagaios frequentam toda terça-feira, a tradicional feira de Aparecida, montada semanalmente para atender o público atraído pela novena no Santuário de Aparecida em Manaus. Até aí tudo bem. Afinal, os candidatos já estão em campanha eleitoral, não é? O problema é que alguns feirantes estão descontentes com essa “invasão” de bandeiras e adesivos dos candidatos. “Eles chegam aqui por volta de 17h, acho que é para não ficar no calor que a gente fica durante o resto do dia. Aí, trazem várias pessoas para balançar bandeira, apertam nossas mãos, tiram fotos, filmam, e no fim não compram nada”, disse chateada dona Maria de Paula, 58, que trabalha no local há mais de 20 anos.  Enquanto conversávamos, ao fundo, o som ligado em um carro tocava a música “Eu sei de cor”, da cantora Marília Mendonça. Dona Maria, não perdeu a deixa e concluiu. “Escuta, escuta. Escuta essa música que ela diz tudo sobre o que a gente aqui da feira e o povo pensa sobre esses políticos”. 
 
Eu confesso que já tinha escutado essa música várias vezes, até para show da cantora eu já fui. Mas nunca tinha parado para pensar que a música feita originalmente para contar a história de uma mulher chateada com namorado, retratasse tão bem a situação do povo brasileiro.
No caso do da eleição no
meçou oficialmente há uma semana, eu posso dizer que teve político deixando o eleitor de lado para seguir com um único propósito de vida: O p Amazonas, que cooder. Aliás, não só o eleitor foi ficando de escanteio, as antigas brigas e embates, também. Em pensar que tantos votaram nele. Agora, já tem eleitor de banda e cantando. “Deixa, deixa mesmo de ser importante. Vai deixando a gente para outra hora”...
 

Tapetão, impugnações e... “Todo esse caminho eu sei de cor. Se eu não me engano agora vai me deixar só”.

Ainda no Amazonas, os candidatos ao Governo tiveram até a última terça-feira, 27, para entrar com pedidos de impugnação de candidaturas de seus concorrentes. Braga entrou com pedido de impugnação contra Amazonino. Segundo a chapa encabeçada por Eduardo, a aliança de Amazonino teria prestado informações falsas ao Tribunal Regional Eleitoral. As atas das convenções, segundo a denúncia, não representaria a realidade. Um dos partidos que aderiu à candidatura de Amazonino teria sido citado na ata final antes mesmo de ter composto a chapa. No dia seguinte, Amazonino disse que o pedido não representa a verdade e, no bom estilo negão, chamou Eduardo para a luta. Eu acho que já vi esse filme antes. “Prepara que eu já estou me preparando”...


Já em Brasília, Michel Temer, fez um novo pronunciamento à nação ao estilo homem traído. Saiu atirando para tudo que é lado. Disse, mas ao mesmo tempo não disse. Isso mesmo. Acusou, mas depois disse que não poderia acusar.  Reclamou, esbravejou e mostrou a verdadeira face, só conhecida por algumas pessoas de bastidores. Em resumo, o pronunciamento de Temer não convenceu nem os porteiros do Jaburu. Imagina eu e tu.
 

Longe dali, Joesley Batista, com certeza deve ter visto e ouvido tudo. Ora, um homem que era recebido depois 22h na residência oficial do presidente, para tratar de assuntos nada republicanos, não deve ter ficado nada contente ao ser chamado de bandido, pelo homem que compartilhava horas e mais horas de conversas noite à dentro. Talvez prevendo isso, Joesley não pensou duas vezes antes de grampear Temer. “Enquanto você está indo eu estou voltando”...


 
No Despacito do Boi de Parintins “Vai deixando a gente para outra hora”...
 

No Amazonas daqui a algumas horas começa o 52º Festival Folclórico de Parintins. E como acontecem todos os anos, milhares de pessoas se mudam provisoriamente para a ilha Tupinambarana para curtir os dias de festa e torcer por Caprichoso ou Garantido.
De olho nisso, praticamente todos os candidatos ao governo do Amazonas devem passar por lá. Para quem vai um conselho: Não se assuste se de repente, não mais que de repente, um desses candidatos aparecer todo envolto com penas azuis ou vermelhas, dançando o dois pra lá, dois pra cá, jurando amor pelo seu boi e pelo o boi do seu amigo do lado.  Afinal, é eleição. E em campanha vale quase tudo, inclusive, dançar o ritmo tribal ou o Despacito. David Almeida, Rebecca e Abdala Fraxe saíram na frente. D-E-S-P-A-C-I-TO.  Como diria dona Maria, lá da feira de Aparecida. “E todo esse caminho eu sei de cor”.

 
“E quando se der conta já passou”...


Bom, para quem nunca ouviu essa música da Marília Mendonça, vou deixar um link logo abaixo. É só escutar atentamente e lembrar de tudo que acontece hoje na política brasileira. Você vai perceber que nessa – todos nós somos os traídos -
Por essa semana eu fico por aqui, mas sempre observando atentamente cada mexida no tabuleiro. Até a semana que vem. “Quando olhar pra trás já fui embora”.


Clique e assista trecho do DVD Realidade, de Marília Mendonça. Música "Eu sei de Cor" http://m2news.com.br/video/26/marilia-mendonca--eu-sei-de-cor--dvd-realidade



Sobre o autor:
Mário Marinho é jornalista e radialista. Já atuou como repórter, apresentador, diretor e produtor de programas de televisão. Tem passagens por grandes emissoras de TV do Amazonas, como TV A Crítica e TV Em Tempo. Já atuou no serviço público como assessor de imprensa e repórter. Atualmente é gestor do portal de notícias M2News.
Contato: mariomarinho@m2news.com.br
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!