26/11/2021 às 15h19min - Atualizada em 26/11/2021 às 15h19min

Dragas e barcos de garimpeiros começam a deixar Rio Madeira, no AM

Exploração ilegal de ouro atraiu dezenas de balsas e dragas para a região do rio Madeira.

g1AM
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Garimpeiros que atracaram com balsas e dragas no Rio Madeira, no município de Autazes, a 113 quilômetros de Manaus, começaram a deixar a região. A informação é de moradores da comunidade de Rosário, localizada perto do local onde o grupo está instalado. 

As embarcações começaram a chegar ao local há cerca de 15 dias, quando surgiu a informação de que havia ouro no rio, na região da comunidade. 


De acordo com Danicley Aguiar, ativista do Greenpeace, mais de 300 balsas estavam no rio, sem licença ambiental para mineração. 


Os garimpeiros estão descendo o Rio Madeira em busca de ouro há pelo menos quatro meses, como mostram imagens de julho, gravadas pelos próprios garimpeiros em Borba, a 300 quilômetros de Manaus, e postadas em uma rede social. 


Na internet, os garimpeiros também postam vídeos para mostrar como as dragas funcionam. Elas utilizam longas mangueiras, que são lançadas até o leito do rio. Geradores fazem com que elas suguem a terra e tudo o que encontram no fundo. O material é levado até a balsa e passa por uma esteira, onde é filtrado para seleção do ouro e devolvido à água.


O vice-presidente, Hamilton Mourão, afirmou que Marinha e Polícia Federal fariam uma operação na região para investigar os garimpeiros no local. Ele tratou com naturalidade a invasão de balsas no Madeira e disse que todos os anos os garimpeiros procuram o lugar com mais ouro. Ele afirmou que medidas já estão sendo tomadas para verificar o arrastão de ouro no Rio Madeira. 


“Polícia Federal e Marinha já estão se preparando para agir, mas o principal ali é a Marinha. A Marinha tem que verificar qual é a questão, quem está ali na legalidade, qual é a embarcação legal, e o pessoal que está na ilegalidade vai ter a embarcação apreendida”, disse. 


Em grupos de trocas de mensagens, os garimpeiros ameaçaram revidar a ação de autoridades que tentem removê-los do local.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!