18/01/2022 às 10h01min - Atualizada em 18/01/2022 às 11h54min

Morre Manoel Ribeiro, ex-prefeito de Manaus aos 76 anos

O político e advogado aposentado, faleceu no Hospital Francisca Mendes, por complicações cardíacas. A morte foi confirmada ao Portal M2 News por amigos da família.

Redação M2 News
José Lucas
Manoel Ribeiro durante entrevista coletiva, quando ocupada o cargo de Diretor do Implurb. Foto: Reprodução
Morreu na manhã desta terça-feira (18/1) o ex-prefeito de Manaus, Manoel Henrique Ribeiro, aos 76 anos. O político, que também era advogado aposentado, faleceu no Hospital Francisca Mendes, por complicações cardíacas. A morte foi confirmada ao Portal M2 News por amigos da família. 

Conhecido  como Manoel Pracinha, Ribeiro foi eleito vice-governador do Amazonas (PMDB) em 1982 na chapa de Gilberto Mestrinho e prefeito de Manaus em 1985, porém uma intervenção decretada em junho de 1988 pelo governador Amazonino Mendes o afastou, em seu lugar assumiu interinamente Alfredo Nascimento, por seis meses.

Terminado o mandato, foi morar no Rio de Janeiro onde trabalhou junto à administração César Maia, retornando ao Amazonas apenas em 2009. Em 19 de janeiro de 2010, Manoel Ribeiro assumiu a presidência do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) de Manaus, nomeado pelo prefeito Amazonino Mendes. Após o fim da gestão permaneceu em Manaus acompanhado da esposa Marília Ribeiro, que desenvolve trabalhos sociais na capital.

O velório do ex-prefeito acontecerá a partir das 14h, na Funerária Canaã, localizada na Avenida Major Gabriel, nº 1833, Centro. A cremação acontecerá na quarta-feira (19), cerimônia reservada na Amazon Crematório, bairro Tarumã-Açu.


A esposa de Manoel Ribeiro, Marília Ribeiro, emitiu nota na tarde de hoje informando o falecimento."
Manoel foi um homem honrado, comprometido com o correto e justo. Apaixonado por Manaus, teve sua história ligada com à capital amazonense, cidade que teve a oportunidade de guiar como prefeito. Iniciou programas habitacionais e sociais na cidade, sendo pioneiro nessa área social. Foi um pai exemplar e um avô apaixonado.", disse Marília Ribeiro.



Veja a íntegra da nota divulgada pela viúva do ex-prefeito 


 

Nota de Falecimento 

 

 

Comunico o falecimento do meu querido esposo, companheiro e amigo, por 47 anos, Manoel Henrique Ribeiro, 76 anos, ocorrido às 8h30 desta terça-feira (18), no Hospital Francisca Mendes, em Manaus, em decorrência de complicações cardíacas.

 

Manoel foi um homem honrado, comprometido com o correto e justo. Apaixonado por Manaus, teve sua história ligada com à capital amazonense, cidade que teve a oportunidade de guiar como prefeito. Iniciou programas habitacionais e sociais na cidade, sendo pioneiro nessa área social. Foi um pai exemplar e um avô apaixonado.

 

Seu velório acontecerá na Funerária Canaã, Rua Major Gabriel, Centro de Manaus, a partir das 14h. Sua vontade era ser cremado, desejo que a família respeitará. A cerimônia de cremação será reservada, a partir das 17h de hoje, no  Amazon Crematório, Rua Esus, bairro Tarumã Açu.

 

Nossa família agradece todas as mensagens de respeito e condolências, nesse momento de profunda dor e tristeza.

 

Manaus, 18 de janeiro de 2022.

 

Marília Ribeiro

Esposa e família


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!