14/06/2018 às 17h30min - Atualizada em 14/06/2018 às 17h30min

Governo do Amazonas capacita mão de obra para ‘Prosai Em Movimento’

Programa vai revitalizar lagoas e fazer intervenções urbanísticas no interior do Amazonas

Redação M2 News

 
O Programa de Saneamento Integrado de Maués – Prosai Em Movimento, do Governo do Amazonas, realizou, na manhã desta quinta-feira (14/06), uma capacitação promovida pela Subcoordenadoria Ambiental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE); direcionada à equipe operacional que vai atuar nas obras do programa.
 
A atividade teve como objetivo minimizar os riscos de acidentes nos canteiros de obras e suas adjacências, bem como trabalhar a política de meio ambiente exigida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do Prosai, que visa o crescimento econômico em conformidade com a sustentabilidade ambiental.
 
Alinhamento – Aproximadamente 100 operários participaram do alinhamento estratégico. “Os impactos ambientais causados pela obra, sejam eles decorrentes da ocupação irregular desordenada, associados diretamente às obras e serviços de engenharia ou mesmo após a conclusão da obra precisam ser entendidos por todos. A finalidade desta apresentação é que nossos operários atuem de acordo com o Plano de Gestão Ambiental e Social (PGAS), obedecendo às normas do BID”, destacou o coordenador ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso.
 
Impactos – Itens como resgate da fauna, gerenciamento de resíduos e monitoramento arqueológico foram abordados. “O plano prevê tudo aquilo que a obra pode causar de impacto e consegue estipular o procedimento que deve ser adotado, em cada caso específico. São cuidados importantes com a segurança da população, dos operários, dos animais, dos recursos naturais e de tudo o que está envolvido no processo e requer medidas preventivas”, informou a engenheira ambiental Mayza Angst.
 
Também foram repassadas orientações e instruções sobre a política de segurança nas obras, reforçando questões como o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva.
 
Novos empregos – A Prefeitura de Maués, co-executora do programa, por meio do Balcão de Empregos da Secretaria Municipal de Emprego e Renda (Seger), já selecionou 100 trabalhadores para o pacote de obras que o Governo do Estado executa no município, que inclui as intervenções do Prosai e pavimentação asfáltica, que vai recuperar mais de 160 ruas em 11 bairros de Maués.
 
Os operários já passaram pelo processo de integração e capacitação, coordenado pela construtora que atua nas obras do Prosai. A expectativa é que mais de 300 empregos diretos sejam gerados, com as obras do Governo do Estado, que somam um investimento de mais de R$ 70 milhões.
 
Melhorias – O Prosai vai beneficiar 11 mil famílias maueenses, contribuindo para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a sustentabilidade do Município de Maués. Orçado em R$ 56.664.213,31, o programa prevê a revitalização das lagoas Maresia e Prata e seus entornos, além de serviços na zona rural (comunidades indígenas).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!