14/04/2022 às 14h16min - Atualizada em 14/04/2022 às 14h16min

Restaurantes se preparam para a primeira data comemorativa pós-pandemia

Redação M2 News
Foto: Fernando Lima, proprietário do Felicori Gastronomia
A Páscoa 2022 marca o retorno das atividades dos restaurantes para o primeiro feriado comemorativo pós-pandemia e o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. Durante dois anos, todo o comércio buscou se adaptar ao que foi chamado de “novo normal” com portas-fechadas e ausência de público. “Nosso setor foi muito atingido, muitos não suportaram a crise e fecharam as portas, então, esse é um momento histórico, quando reabrimos as portas para receber as famílias neste feriado de Páscoa”, diz o empresário Fernando Lima, do Felicori Gastronomia, restaurante que fica no bairro Adrianópolis, em Manaus. 

Para garantir o sucesso desse retorno, os empresários do setor estão se mobilizando com reestruturação de cardápio, contratação de funcionários e adequação do local. “Estamos muito confiantes com esse retorno e as expectativas não podiam ser melhores. As famílias ficaram dois anos sem poder se reunir em volta da mesa e agora terão a oportunidade de estarem juntas novamente. Com certeza vamos ter casa cheia”, acredita o empresário.

Depois de um período tão crítico para os negócios, a palavra de ordem para quem quer voltar a vender serviços é “planejamento”. Para aproveitar todo o potencial que essa data oferece, a primeira coisa a se fazer é avisar os clientes com antecedência sobre as ações de Páscoa e incentivá-los a fazer reserva.

Com isso, além de dar oportunidade para os clientes se planejarem, ainda é possível saber a quantidade de público, facilitando o cálculo dos ingredientes necessários. Também é possível oferecer promoções exclusivas no restaurante, como cupons de desconto, pacotes especiais, entre outros. Além de chamar a atenção do cliente, essa ação irá atrair novos frequentadores para o estabelecimento. 

Outra forma muito importante de se diferenciar nesta data é dar um toque especial na decoração do restaurante. O cliente vai perceber que você pensou nele com carinho ao preparar o ambiente para recebê-lo. Deixar um cartão na mesa do cliente desejando “Feliz Páscoa” também é interessante. “Nós pensamos em tudo isso, decoração, música ao vivo. Achamos importante oferecer esse clima agradável para nosso cliente, principalmente depois de um período tão difícil para todos”, afirma.

Se possível crie um menu com entradas e pratos principais personalizados, procure inovar, seja criativo. Mas não adianta investir na decoração e caprichar no cardápio se o atendimento for ruim. Cliente nenhum gosta de esperar para ser atendido e, muito menos, de ser mal atendido. Em tempos de redes sociais esse é o ponto mais frágil para quem trabalha com atendimento ao público. 

Porque se o cliente não gostar do atendimento, sair do local insatisfeito ou contrariado, tenha 99% de certeza que ele irá às redes sociais contar como foi sua experiência negativa e, acredite, todos irão ficar do lado dele. Isso pode afundar o seu negócio. Portanto, se tem uma área que seu restaurante não pode falhar nesta Páscoa é no atendimento. Invista pesado nisso e, se for o caso, faça contratações temporárias e um treinamento extra com os funcionários.

E depois da comida deliciosa e do atendimento impecável, o que o cliente mais deseja antes de ir embora? Uma boa sobremesa para encerrar o dia com chave de ouro. Crie sobremesas especiais para a data, usando o coco e o chocolate como base. Deixe a criatividade florescer. Para conquistar o cliente de vez, invista nos brindes personalizados como bombons, mini cestas de Páscoa ou até voucher com desconto para a próxima compra. Quem não gosta de ser mimado, não é mesmo?

Esse momento de retomada da economia é muito importante para todas áreas principlamente para quem lida com o público, como é o caso dos restaurantes. Felizmente, desde que as restrições da pandemia foram diminuindo, no segundo semestre do ano passado, os resultados do setor melhoraram significamente. " O fim do ano passado mostrou que em 2002 a tendência é tudo melhorar. Acredito que ainda esse ano nossos clientes volta à rotina normal", finaliza Fernando.

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