26/04/2022 às 15h04min - Atualizada em 26/04/2022 às 15h04min

EUA suspendem sanções a suposta amante de Putin, diz jornal

Uol
Foto: Reprodução
 

Em meio a dezenas de países da comunidade internacional tomando decisões de aplicar sanções ao mercado da Rússia, oligarcas e até pessoas próximas ao presidente russo Vladimir Putin — incluindo filhas dele — por conta da guerra com a Ucrânia, os Estados Unidos pouparam uma pessoa dessas medidas: a ex-ginasta Alina Kabaeva.

Segundo reportagem do jornal americano The Wall Street Journal, a atleta se livrou das sanções mesmo com o governo americano acreditando que ela seja a amante de Putin e mãe de pelo menos três filhos dele.

 

De acordo com o jornal, Kabaeva, uma ex-ginasta rítmica campeã olímpica conhecida no esporte por sua extrema flexibilidade e um escândalo internacional de 'doping', é suspeita de desempenhar o papel em esconder a riqueza pessoal de Putin no exterior, disseram autoridades dos EUA.

No entanto, a reportagem diz que, entre o alto escalão de autoridades dos EUA, existe a sensação de que sancionar a ex-ginasta seria considerado um golpe tão pessoal para o líder russo que isso poderia aumentar as tensões entre a Rússia e os EUA. Com isso em mente, ela não recebeu sanções, mas continua sendo um potencial alvo.

O Kremlin há muito tempo nega qualquer relação entre Putin e Kabaeva. Em 2008, o próprio presidente russo respondeu jornais sobre seu suposto relacionamento: "Sempre detestei aqueles que, com seus narizes ranhosos e fantasias eróticas, invadem os assuntos privados de outras pessoas".

Ainda de acordo com o The Wall Street Journal, o nome de Kabaeva estava em lista de alvos das sanções dos EUA, mas foi tirado dessa relação 11 horas antes dela ser divulgada. Na ocasião, várias pessoas foram sancionadas, entre elas duas filhas de Putin: Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova.

"Preparamos sanções a várias pessoas que ainda não foram sancionadas e continuamos pensando em quando impor essas sanções para obter o máximo impacto", disse ao jornal americano uma autoridade dos EUA que não identificada.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!