19/06/2018 às 13h16min - Atualizada em 19/06/2018 às 13h16min

Após dias de espera, imigrantes desembarcam hoje na Itália

Com informações - Agência Brasil
Redação M2 News
Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Os 519 imigrantes que estavam a bordo de um navio da guarda costeira da Itália, após serem resgatados no Mar Mediterrâneo, desembarcarão nesta terça-feira (19) no Porto de Pozzallo, na Sicília, após passarem entre cinco e sete dias em alto-mar, informaram à Agência EFE fontes oficiais.

Desses imigrantes, 41 foram salvos há uma semana, em 12 de junho, pela embarcação militar Trenton, dos Estados Unidos, em frente ao litoral da Líbia. Quatro dias depois, os resgatados foram transferidos para a embarcação Diciotti da guarda costeira italiana, na qual chegarão hoje à Sicília.

Os outros imigrantes foram resgatados na sexta-feira passada por embarcações da marinha italiana em diversas operações.

Em um princípio, a informação divulgada falava de 523 imigrantes no Diciotti. No entanto, três homens e uma mulher que precisavam de atendimento médico foram transferidos com urgência para a Ilha de Lampedusa, no sul da Itália, onde receberam atendimento, segundo os veículos de imprensa locais.

Os imigrantes chegarão esta tarde ao Porto de Pozzallo depois que o novo governo da Itália, formado pelo Movimento Cinco Estrelas e pelo partido de extrema-direita Liga (antiga Liga Norte), decidiu permitir o desembarque em seus portos somente das pessoas resgatadas por embarcações militares italianas, e não por Organizações Não Governamentais.

Por essa razão, a embarcação Trenton permaneceu bloqueada por quatro dias, à espera de instruções da Itália, que não lhe atribuiu um porto, mas aceitou se responsabilizar pelos imigrantes, que foram transferidos ao navio da guarda costeira.

Além disso, as equipes de salvamento do navio informaram que viram na água 12 corpos, mas não os recuperaram.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!