01/08/2018 às 14h30min - Atualizada em 01/08/2018 às 14h30min

Copa do Brasil: jogadores do Flamengo assistem à palestra sobre o VAR

Com informações - CBF
Redação M2 News
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Delegação do Flamengo recebeu integrantes da Comissão de Arbitragem da CBF para uma palestra sobre a atuação do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo)

 

Na manhã desta quarta-feira (01), jogadores e comissão técnica do Flamengo receberam integrantes da Comissão de Arbitragem da CBF para uma palestra sobre a atuação do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) no futebol brasileiro. O instrutor de arbitragem e criador do projeto do Árbitro de Vídeo, Manoel Serapião, conversou por cerca de uma hora com o grupo no hotel Vila Ventura, em Porto Alegre, local onde a equipe carioca está concentrada para o duelo contra o Grêmio.

Os membros da delegação rubro-negra participaram ativamente da apresentação, interagindo e tirando dúvidas sobre o Árbitro de Vídeo. Serapião, que será o supervisor de arbitragem do confronto, detalhou todo o protocolo necessário para atuação do VAR e os limites abordados pela regra. Ele reforçou os benefícios trazidos pelo uso da tecnologia no futebol como a correção dos erros capitais, educação dos jovens atletas, diminuição das lesões e paralisações, menor pressão sobre os árbitros e a promoção de uma cultura mais ética dentro de campo.

Grêmio e Flamengo se enfrentam nesta quarta na Arena do Grêmio às 21h45 pelas quartas de final da Copa do Brasil. A utilização do recurso do VAR estreia oficialmente nesta etapa da competição e estará presente em todos os jogos até a grande final. Serão 14 confrontos ao todo. Na última segunda-feira (30), a CBF divulgou a escala dos árbitros de campo e de vídeo para estes jogos válidos pelas quartas. Além de Flamengo e Grêmio, se enfrentam Corinthians e Chapecoense, Santos e Cruzeiro, Bahia e Palmeiras. 

Escala de Grêmio-RS x Flamengo-RJ

Árbitros de Campo 
Raphael Claus - FIFA/SP - Cursos CBF 2017/18
Arbitro Assistente 1: Emerson Augusto de Carvalho - FIFA/TA
Arbitro Assistente 2: Marcelo Carvalho Van Gasse - FIFA/TA

Árbitros de Vídeo
VAR: Rafael Traci - Cursos CBF 2017/18
AVAR: Alex Ang Ribeiro - Cursos CBF 2017/18
Apoio VAR: Luiz Flavio de Oliveira - FIFA/TA

Palestra para o Grêmio

A mesma palestra dada à equipe do Flamengo também foi realizada com o grupo do Grêmio. No entanto, a equipe do técnico Renato Gaúcho passou pela explanação durante o Campeonato Gaúcho deste ano, no mês de março, quando a utilização do recurso foi adotada como um teste oficial pela Federação Gaúcha.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!