03/08/2018 às 10h32min - Atualizada em 03/08/2018 às 10h32min

​Fundação Alfredo da Matta realiza ações de controle da Hanseníase no interior

Redação M2 News
Foto: Divulgação



Equipes da Fundação Alfredo da Matta (Fuam), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), visitaram, durante o mês de julho, os municípios de Apuí, Parintins, Nhamundá, Barreirinha e Coari, onde realizaram atendimentos e ações de monitoramento da hanseníase. Pelo menos seis casos novos da doença foram detectados durante a ação. Foram realizados, ainda, 495 consultas médicas, 644 exames de pele, 70 biopsias, 60 procedimentos cirúrgicos para tratar câncer de pele e 53 para outras dermatoses.

O diretor presidente da Fuam, médico dermatologista, Helder Cavalcante,  afirma que a ação acontece anualmente e tem sido muito importante no diagnóstico e tratamento precoce da hanseníase no Estado. As equipes são compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que também realizam capacitação com profissionais locais.

 “Com esta ação, a gente consegue ter um panorama do quadro da hanseníase nos municípios amazonenses e ainda levar atendimentos diversos na área de dermatologia à população do interior. Isso evita que as pessoas tenham que vir até a capital buscar atendimento”, disse o diretor.

Segundo ele, em 2017, foram visitados todos os municípios, o que rendeu 6.842 exames dermatológicos, 2.680 consultas médicas, 123 casos de hanseníase, 527 contatos examinados e 2.554 profissionais treinados/sensibilizados.

A ação segue em agosto nos municípios de Japurá, Maraã, Jutaí, Juruá, Tapauá e Canutama.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!