08/08/2018 às 14h33min - Atualizada em 08/08/2018 às 14h33min

Dia Internacional dos Povos Indígenas, nesta quinta-feira, terá I Mostra de Música Indígena do Amazonas

‘Wiyae’ reunirá etnias em evento musical inédito no Teatro Amazonas. Grupos realizaram ensaio geral na noite de terça-feira

Redação M2 News


O principal templo da cultura amazonense será palco de um evento inédito, que promete ser um marco para as etnias indígenas do Amazonas. Nos dias 9 e 10 de agosto, a partir das 20h, será realizada a Wiyae – I Mostra de Música Indígena do Amazonas, que contará com a participação de 18 grupos de diferentes etnias de Manaus e de municípios das regiões do Rio Negro e Alto Solimões, com entrada gratuita, no Teatro Amazonas. Na noite de terça-feira (07/08), parte dos grupos se reuniu na sede da Fundação Estadual do Índio (FEI), no Centro de Manaus, para um ensaio geral.

Utilizando instrumentos como tambores, flautas, maracás e chocalhos, os indígenas ajustaram os últimos detalhes para as apresentações, acompanhados por músicos do grupo Raízes Caboclas, famoso por propagar a cultura amazônica também no cenário internacional. 

“Eu acho que nesse projeto a parte mais significante é o fato de nós estarmos acompanhando todos os grupos. Nós somos a banda base dessa mostra musical. Então é, no mínimo, um aprendizado muito grande porque é necessário que a gente entre na dimensão de cada música, para poder fazer um arranjo que venha a somar”, explicou o instrumentista Eliberto Barroncas, integrante do grupo.

Data simbólica – O evento, que será realizado em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, era um desejo antigo dos grupos. “Há muito tempo, pelo menos 10 anos, os povos indígenas pleiteavam espaço no solo sagrado da nossa cultura, para a realização de uma mostra como esta, comemorando a passagem de uma data tão significativa para todas as etnias. A ideia é tornar essa mostra um evento fixo no calendário dos amazonenses”, considerou Amilton Gadelha, presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI).

Raiz cultural – Um dos principais objetivos da Wiyae é fortalecer a cultura e as raízes dos povos indígenas, certificando a música e o canto como instrumentos de identidade étnica do estado. “Estaremos novamente no palco do Teatro Amazonas. É uma conquista do povo indígena, de todos os nossos artistas indígenas que vão estar fazendo essa noite maravilhosa. Estou muito feliz de emocionada com esse projeto”, vibrou a organizadora do evento, Djuena Tikuna, que esteve no Teatro Amazonas em 2017, como a primeira indígena a lançar um CD no local.

Programação – Além das bandas e artistas se apresentando no palco, haverá uma exposição de artesanato indígena produzido com material sustentável, no Largo de São Sebastião. A mostra contará, ainda, com a participação da pesquisadora e intérprete da música indígena, Marlui Miranda, que vive em São Paulo e é natural de Fortaleza, considerada uma referência internacional da música indígena do Brasil. 

A realização é do Governo do Estado, através da FEI – Fundação Estadual do Índio e dos artistas indígenas, em parceria com a Amazonastur e a Secretaria de Cultura (SEC).
 
Quinta-feira (09/08) – Djuena Tikuna e Orquestra Amazonas Filarmônica, Kariçu Mamaphia, Grupo Munduruku, Guildi Blan, Andre Saterê, Sahuape (Ritual Tucandeira), Grupo Wotchimaücü, Grupo Eware (Ritual da Moça Nova) e Marlui Miranda.

Sexta-feira (10/08) – Ritual Justino Tukano e José Tikuna, Grupo Baayaroá, Grupo Inhambe Kurin, Weena Tikuna, Grupo Bajuna, José Tikuna, Grupo Waruna, Elizete Tikuna,  Yra Tikuna, Grupo Yo'I e Grupo Marupiara.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!