09/08/2018 às 15h18min - Atualizada em 09/08/2018 às 15h18min

​Governo do Amazonas inspeciona Centros de Referência de Assistência Social de Manaus

Redação M2 News
Foto: Diego Caja

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), por intermédio do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), realiza até sexta-feira (10/08), uma série de visitas técnicas aos vinte Centros de Referência de Assistência Social (Cras) existentes em Manaus. 

A atividade visa prestar acompanhamento ao serviço oferecido nas unidades, cumprindo com as normativas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que tratam da responsabilidade do Estado e institui ações preventivas e proativas de apoio aos municípios. O objetivo é, sobretudo, assegurar o aprimoramento da gestão, bem como dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais pactuados nacionalmente.

De acordo com a secretária estadual de Assistência Social, Mônica Mendes, as visitas aos Cras estão programadas para ocorrer semestralmente, como forma de verificar in loco como o serviço está chegando ao usuário.
  
“Dentre os pontos a serem observados na inspeção, os técnicos consideram diversos itens como estrutura física, período de funcionamento, recursos humanos e atividades realizadas, tendo como parâmetro as normas contidas no Caderno de Orientações Técnicas do CRAS, de 2009”, reforça a gestora.
 
Ainda de acordo com a secretária, o perfil dos usuários que buscam essas unidades são pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, na busca do acesso a direitos sociais. “Nosso dever é verificar se essa pessoa está recebendo o devido tratamento que esteja contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida”, destaca.  
 
Segundo dados do Departamento de Proteção Social  Básica (DPSB), de janeiro a julho de 2018, os vinte Cras de Manaus atenderam  144.792 usuários que procuram  apoio no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família  (PAIF); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Serviço de Proteção Social Básica no Domicilio para Pessoas com Deficiência e Idosas. Essas ações de caráter preventivo, protetivo e proativo, são ofertadas, na sua maioria, diretamente no Cras. 

Os usuários podem acessar esses serviços por demanda espontânea, busca ativa ou encaminhamento pela rede socioassistencial e intersetorial de Manaus.  
 
O QUE É – O Cras é uma unidade de proteção social básica, sob responsabilidade dos municípios, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio do desenvolvimento de potencialidades, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como a ampliação do acesso aos direitos da cidadania.    
 
ONDE ESTÃO


CRAS Alfredo Nascimento – Rua 8, nº 13 – Próximo a EE Antistenes Pinto; CRAS  Cidade Nova – Rua C, Q/ 67 nº 47, Conjunto Francisca Mendes; 
CRAS Terra Nova – Rua Itapemirim, nº 230; 
CRAS Mutirão – Rua 04, Q/ 05 nº 142; CRAS Nossa Senhora da Conceição – Rua Águas Marinhas nº 142 – Bairro Braga Mendes -  Zona Sul  
CRAS Cachoeirinha – Rua Carvalho Leal, s/ nº
CRAS Betânia -  Rua São Lázaro, nº 26 – CRAS Crespo – Rua Magalhães Barata, s/ nº
CRAS Japiim – Av. General Rodrigo Otávio, Lagoa do Japiim 
CRAS Compensa I – Rua da Indústria, nº 20 – CRAS Compensa II – Rua da Prosperidade s/nº 
CRAS Glória – Rua São Bento, s/nº 
CRAS Alvorada I – Rua Brigadeiro João Camarão, nº 04 (Conj. Jardim Tropical) 
CRAS Alvorada II – Rua 13, s/nº 
CRAS Redenção – Rua Olinda com Bagé, s/nº 
CRAS União – Rua Barreirinha, nº 18 -  Zona Leste 
CRAS Jorge Teixeira – Rua 01, s/nº, próximo a Av. Itaúba
CRAS Prourbis – Rua Porto Marisco, nº 220
CRAS São José III – Rua 04, s/nº - CRAS São José IV – Rua Marginal, s/nº

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!