29/08/2018 às 13h07min - Atualizada em 29/08/2018 às 13h07min

Obras realizadas pelo Governo do Amazonas em Maués geram 300 empregos diretos e indiretos

Redação M2 News
Foto: Tiago Corrêa

 

 

Desde o início do ano, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), trabalha em duas grandes obras no município de Maués (a 268 quilômetros de Manaus), a recuperação do sistema viário da cidade e o Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), que prevê a revitalização das Lagoas do Maresia e do Prata, e mais a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a construção de 17, 6 quilômetros de rede de esgotamento. Ao todo, os projetos, que contabilizam mais de R$ 70 milhões de investimento no município, até o momento, geraram 300 empregos diretos e indiretos.

 

Segundo informações da construtora Etam, foram contratados 170 moradores de Maués para os trabalhos de revitalização das lagoas, 35 para a recuperação do sistema viário e mais 30 pessoas de fora do município, entre engenheiros, assistentes sociais, psicólogo e engenheiro ambiental.  E as obras têm contribuído diretamente para a movimentação econômica da "Terra do Guaraná".

 No início desta semana, o coordenador da UGPE, Claudemir Andrade, e o secretário de Estado de Infraestrutura, Oswaldo Said, estiveram em Maués para verificar o andamento dos trabalhos e voltaram para Manaus bastante satisfeitos com o que viram por lá. "A gente percebe que Maués está vivenciando um momento ímpar de grandes obras, que deixarão a cidade ainda mais bonita. Além disso, muitos pais de famílias estão trabalhando na execução dos serviços, ou seja, as empresas contrataram 80% de mão de obra local. A economia da cidade mudou, os hotéis estão sempre lotados recebendo os técnicos de fora, isso melhora diretamente a movimentação nos restaurantes, padarias, drogarias, enfim, no comércio de modo geral. É o Governo do Amazonas trabalhando para melhorar a infraestrutura do município e também gerando emprego e renda para o município", pontuou o coordenador.

 

Parado há mais de cinco anos, o ProsaiMaués quase foi cancelado pelo Governo Federal e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mas o Governo do Estado destravou o processo e há três meses do início das obras já é possível perceber os resultados. "O Governo do Amazonas reformulou todo o projeto e agora a cidade já começa a ser transformada. O resultado disso é uma movimentação econômica casada com uma infraestrutura de qualidade. A determinação do governador é que possamos concluir o quanto antes esses dois projetos, o ProsaiMaués e a recuperação do sistema viário, por isso as obras seguem a todo vapor", comentou Claudemir Andrade.

 

Pais de família empregados -  Leandro Pereira da Cruz estava desempregado há três anos. Para sustentar os três filhos e a esposa ele fazia bicos, mas, graças ao Governo do Amazonas agora está empregado, trabalhando na recuperação do sistema viário de Maués.

"Graças a Deus essa obra veio para Maués. A gente estava esperando com muita ansiedade, principalmente por estar desempregado. A situação estava muito difícil, com contas de água e luz atrasadas.  Mas agora tudo mudou, estou empregado e feliz. A obra está uma maravilha e o resultado será ótimo para cidade, no final todo mundo ganha, não apenas quem está empregado, mas a população de modo geral. Agradeço ao Governo, que está fazendo uma obra de primeira na nossa cidade e que ainda nos deu emprego", comentou Leandro.

Macilon Pena conta que estava completamente desacreditado, pai de duas filhas, além da esposa, ele ainda ajuda a mãe idosa, ele já não sabia que fazer para sustentar a família. "Estava desempregado há seis meses e sem nenhuma expectativa de trabalho. Mas aí as obras começaram e eu consegui ser empregado, graças ao Governo do Amazonas. Nunca tinha visto uma obra dessas em Maués, com certeza vai ficar na história como uma das melhores e maiores que a cidade já recebeu", completou o trabalhador.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!