30/08/2018 às 10h45min - Atualizada em 30/08/2018 às 10h45min

Equipe da Susam participa de capacitação em Triagem Neonatal

Redação M2 News
Foto: Divulgação

 

Uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) está em Belo Horizonte (MG), para acompanhamento de ações que são referência para o Ministério da Saúde (MS), na implantação da Política de Triagem Neonatal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é que as experiências exitosas que serão apresentadas sejam implementadas no Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) da Policlínica Codajás.  A triagem neonatal permite detectar doenças raras em recém-nascidos, antes que elas se manifestem. O serviço, que antes funcionava na Maternidade Balbina Mestrinho, desde fevereiro deste ano está na Policlínica Codajás, que se tornou referência nesse tipo de atendimento.

 

De acordo com a coordenadora estadual de Triagem Neonatal da Susam, Cleomirtes Sales, a qualificação teve início na última segunda-feira (27/08) e segue até esta sexta (31/08). Está sendo realizada no Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição indicada pelo MS. No local, a equipe se dedica a acompanhar o fluxo e a organização do SRTN, bem como a vivência no atendimento e apoio aos pacientes. "Essa capacitação é fundamental, em virtude da reestruturação pela qual o Programa de Triagem Neonatal do Amazonas (PTN-AM) passa", afirmou.

 

Entre as experiências inovadoras que a equipe já conheceu, segundo Cleomirtes, está o Sistema Nacional de Triagem Neonatal (Sisneo). O software, desenvolvido pelo Nupad, em parceria com o MS, otimiza o processo de triagem neonatal, incluindo o fluxo laboratorial e de controle do tratamento, trazendo diversos benefícios. "Uma das vantagens é que, com o Sisneo, os exames podem ser enviados via on-line. Com isso, a entrega dos resultados é mais rápida. Isso será importante para o Amazonas, principalmente, para os municípios do interior do Estado, onde os coordenadores de Atenção Básica vão poder receber as informações imediatamente", apontou.

 

Conforme a coordenadora, são quatro os exames feitos na triagem neonatal, mas a qualificação no Nupad é exclusivamente referente ao Teste do Pezinho, que é capaz de detectar precocemente um grupo de doenças e alterações, geralmente assintomáticas no período neonatal, porém, potencialmente causadoras de danos durante o crescimento e desenvolvimento das crianças acometidas. O Amazonas, reforça ela, está credenciado e habilitado junto ao Ministério da Saúde para as quatro fases do Programa Nacional de Triagem Neonatal, sendo as fases I, III e IV desenvolvidas na Policlínica Codajás e a II na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

 

A Policlínica Codajás, como explicou Cleomirtes Sales, passou a ser, este ano, um Centro de Referência em triagem neonatal, acompanhamento e tratamento de hipotireoidismo congênito, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência da biotinidase. Em virtude dessa habilitação, que foi feita pelo MS no dia 19 de fevereiro, a equipe do SRTN da instituição vem fazendo novas capacitações. "Um serviço bem estruturado garante que o paciente seja diagnosticado cada vez mais precocemente e, desta forma, receba tratamento e acompanhamento adequado reduzindo as chances de ficar com sequelas e possibilitando que tenha melhor qualidade de vida".

 

Já a Fundação Hemoam, explica Cleomirtes, é referência no atendimento e acompanhamento para as doenças falciformes e outras hemoglobinopatias. É na unidade, inclusive, que funciona o Laboratório de Triagem Neonatal, referência na análise do Teste do Pezinho para toda a região Norte.

 

Além de Cleomirtes Sales, fazem parte da equipe que está em Belo Horizonte, a diretora da Policlínica Codajás, Shaira Castro, o gerente da unidade, Derval Santana, o endocrinopediatra Cristiano Castanheira, a nutricionista Ana Alexandrina e a técnica de enfermagem Girlane Rocha.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!