17/10/2018 às 15h58min - Atualizada em 17/10/2018 às 15h58min

Wilson Lima pede combate às fake news

Redação M2 News
Foto: Divulgação
 
Faltando pouco mais de uma semana para o segundo turno das eleições, o candidato Wilson Lima (PSC) já soma dez decisões judiciais favoráveis à coligação “Transformação por um Novo Amazonas” por ser alvo de fake news em blogs e redes sociais.
 
Na última decisão da Justiça, os usuários do Facebook Antonia Lúcia Fernandes Barroso, David Nunes Bermeguy, Wcharlison Bastos Gomes e mais um perfil anônimo no Instagram foram obrigados a retirar postagens divulgadas com dados adulterados da pesquisa realizada pela empresa Pontual. Os posts inverteram o resultado que apontava a vitória de Wilson Lima no segundo turno com 71,92% dos votos válidos.
 
Em outra postagem, o usuário do Facebook Valdeny Marinho Lima atribuiu falsas afirmações a Wilson Lima sobre a conduta dos policiais no assalto à casa lotérica ocorrido na Zona Leste de Manaus no último dia 13.
 
A publicação trazia uma montagem contendo imagens do candidato e do vice Carlos Almeida e a legenda “Apresentador condena ação da polícia dizendo que houve despreparo e negligência. Defensor Público vai cobrar indenização para familiares dos assaltantes mortos e pedir que policiais envolvidos sejam afastados”.
 
Conforme a própria Justiça Eleitoral publicou, “é fato público que o representante se afastou da função de apresentador de TV para concorrer a cargo eletivo no pleito” e que “o conteúdo da postagem impugnada não corresponde à realidade, pois o assalto noticiado ocorreu há poucos dias”.
 
O candidato Wilson Lima já comentou sobre a produção de “fake news”. “Essas práticas da velha política precisam acabar. Não há mais espaço para a desonestidade”.
 
Em todos os casos, a determinação da Justiça é que os donos dos perfis retirem as postagens sob pena de multa diária de R$ 10 mil. O site de relacionamento Facebook e Instagram também foram acionados, inclusive com a determinação de disponibilizar todos os dados do perfil que encontra-se anônimo.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!