18/10/2018 às 16h05min - Atualizada em 18/10/2018 às 16h05min

GGI faz balanço positivo de sua atuação durante o 1º turno das Eleições

Redação M2 News
Foto: Divulgação

O Gabinete de Gestão Integrada esteve reunido, na manhã desta quarta-feira (17), para fazer um balanço da atuação de todas as instituições envolvidas durante o 1º turno das Eleições Gerais 2018.

A primeira etapa foi concluída com uma expressiva e exitosa parceria com as Forças Armadas e todo o Sistema de Segurança do Amazonas, que superaram barreiras quase intransponíveis do território amazonense e suas peculiaridades em termos de distâncias continentais. Foi uma verdadeira operação de guerra, fruto da união do TRE com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e todos os envolvidos.

Ainda durante a reunião, foi ratificado para o segundo turno o planejamento do primeiro, com ajustes pontuais que visam, sobretudo, coibir a derrama de santinhos na capital e no interior, contando, para esse fim, com reforço da Polícia Civil.

Vale lembrar que efetivos das polícias Federal, Civil, Militar e das Forças Armadas concentraram esforços em todo o Estado, garantindo o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados e, ainda, atuando para inibir a perturbação da organização e a realização do pleito. No total, foram empregados 4 mil homens da Força Federal (Marinha, Exército e Aeronáutica), 960 Policiais Civis e 6.187 Policiais Militares.

Sobre o papel das polícias, importante destacar aquele desempenhado, a cada eleição, no combate aos crimes eleitorais que define uma disputa mais justa entre os pleiteantes aos cargos, pois são coibidos os excessos que podem ser cometidos contra o processo democrático.

No caso das Forças Armadas, a parceria com o TRE-AM não se limita à segurança das urnas eletrônicas, papel tradicional de seus efetivos, já que o pleito é assunto diretamente ligado à soberania nacional. As FFAA têm prestado um importante auxílio no apoio logístico, levando equipamentos e pessoal a locais longínquos e isolados, papel esse que assume importância ainda maior em locais de difícil acesso, onde as distâncias são cobertas ora em aeronaves, ora por estradas cuja má conservação só pode ser vencida com a ajuda desses valorosos parceiros da Justiça Eleitoral.

O GGI segue atuando de forma planejada e com o engajamento de todos.  Prova disso foi o resultado positivo alcançado. Sendo assim, e em razão de tudo que está sendo ajustado, espera-se um segundo turno ainda mais tranquilo e uma votação sem anormalidades.

Estiveram presentes na reunião o Desembargador João Simões, Presidente do TRE, o Vice-presidente e Corregedor, Desembargador Aristóteles Lima Thury, o Procurador Regional Eleitoral, Dr. Rafael da Silva Rocha, as Juízas da Propaganda, Dra. Rebeca de Mendonça Lima, Dra. Anagali Marcon Bertazzo e Dra. Andrea Jane Medeiros, o General Algacir Antonio Polsin e o Major Melo Franco, ambos representando o Exército (CMA). Além desses, o Vice-Almirante Carlos Alberto Matias (9º Distrito Naval), o Comandante Márlio Concidera Estebanez representando a Ala 8 (Aeronáutica), o Cel. Anézio Brito de Paiva (SSP-AM), o Delegado da Polícia Federal, Dr. Fábio Pessoa Pegado, o  Ofícial de Ligação da PM, Ronaldo Negreiros da Silva, o Delegado da Polícia Civil, Dr. Henrique Brasil, o Cel. Fernando Paiva da Defesa Civil, o Coronel QOBM, Orleilson Ximenes Muniz, o Diretor de Gestão do MANAUSTRANS, Dr. Sandro Moacir, o Coordenador do Núcleo de Operações de Fiscalização de Trânsito do DETRAN, Sr. Vinicius Cerqueira Pazos, o Gerente de Área de Operação da Amazonas Energia, Sr. Caio Cesar da Silva Bentes, o Subsecretário da SEMULSP, Sr. Eisenhower Pereira Campos, os Coronéis Fábio Pacheco da Silva e Gouveia do CICC, o Superintendente da SMTU, Franclides Correa Ribeiro, o Diretor-Executivo do SINETRAM, Sr. Azarias Carvalho, o Sr. Fernando Borges de Moraes (Assessor Jurídico do Sinetran), o Policial Rodoviário Federal, Sr. André Ricardo do Nascimento Lemos, o Diretor-Geral do TRE, Sr. Júlio Briglia Marques, o Secretário de Administração, Sr. Cláudio Neder e o Secretário de TI do TRE, Sr. Rodrigo Camelo de Oliveira.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!