19/10/2018 às 13h35min - Atualizada em 19/10/2018 às 13h35min

TRE-AM inicia carga e lacre das urnas eletrônicas

O processo visa preparar as urnas para o 2º turno das eleições

Com informações - Assessoria
Redação M2 News
Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), realizou nessa quinta-feira (18/10) cerimônia de Geração de Mídias, Carga e Lacre das Urnas Eletrônicas. O processo, que teve a presença do Presidente do TRE-AM, Desembargador João Simões, é coordenado pela Dra. Rebeca Mendonça, visa a geração e instalação das mídias de votação, bem como o lacre das urnas eletrônicas, na presença do Ministério Público e representantes dos partidos. A cerimônia contou hoje com representantes da Polícia Federal e Forças armadas, bem como a imprensa e estudantes, que puderam presenciar esta que é parte importante do processo de votação eletrônico.

A Cerimônia de geração de mídias, carga e lacre das urnas eletrônicas é a preparação das Urnas Eletrônicas para a votação, e faz parte de uma série de medidas que visam dar transparência ao processo eleitoral. No primeiro turno, foi precedido de uma audiência pública, que esclareceu vários pontos a respeito da preparação das urnas para a coleta dos votos.

A Geração de mídias é a inclusão, nas memórias flash que vão para as urnas eletrônicas, dos dados dos eleitores que votarão em cada urna específica, bem como dos dados dos candidatos que concorrem neste 1º turno das eleições. Vale lembrar que esses dados são criptografados e possuem chaves de segurança.

A carga das urnas eletrônicas é a transferência, para as urnas, dos dados contidos nas mídias nelas inseridas. Nesta hora, a urna fica destinada especificamente a uma seção.

O lacre é o fechamento das tampas das urnas, impedindo, a partir daí, qualquer acesso às memórias flash. As tampas são lacradas com adesivos específicos, que são previamente assinados pelo Juiz da Zona Eleitoral, Promotor e fiscais dos partidos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!