21/10/2018 às 13h21min - Atualizada em 21/10/2018 às 13h21min

​Prosai em Movimento realiza ação de conscientização intitulada 'Praia Viva' em Maués

Redação M2 News
Foto: Lorena Serrão

Na manha deste domingo (21/10), a equipe de Trabalho Técnico Social (TTS) do Programa de Saneamento Integrado de Maués (Prosai em Movimento), executado pelo Governo do Amazonas, realizou a campanha de conscientização intitulada "Praia Viva", na praia da Maresia, uma das principais da Terra do Guaraná (a 268 quilômetros de Manaus). Com o objetivo de catar o lixo deixado por banhistas no local, a ação contou com o apoio da Associação dos Catadores de Produtos Recicláveis de Maués, Etam e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).
 
De acordo com Patrícia Soares, Bióloga do TTS, a ideia da "Praia Viva" é fortalecer o exercício de cidadania ambiental, com novas condutas e hábitos relacionados ao cuidado em que devemos ter com o meio ambiente. "Cuidar do meio em que vivemos é um dos principais objetivos do Prosai em Movimento, por isso nós sempre realizamos essas ações socioambientais. Hoje, nós tentamos conscientizar os banhistas a ter esse dever de cidadão, que é de cuidarmos do meio em que vivemos e a ação foi muito positiva, percebemos que a população aprovou, ou seja, nosso objetivo foi alcançado", comentou a bióloga.
 
Durante a ação, a equipe encontrou vários tipos de resíduos, como plásticos, metal e orgânicos, que causam muito mal ao meio ambiente. "Tudo o que encontramos não faz parte da areia, e esses resíduos não podem ir jamais para o rio, porque eles podem piorar a qualidade da água, que é utilizada por toda a cidade. Então, pra cuidar do meio ambiente a gente precisa evitar que esses resíduos cheguem até o rio, que é um recurso natural para Maués, essa cidade tão linda", disse Mayza Angst, engenheira ambiental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPR).
 
Sonja Pinheiro, coordenadora da Associação dos Catadores de Produtos Recicláveis de Maués, ficou feliz com o resultado da ação. "Catar produtos recicláveis é a minha profissão, eu sobrevivo desse trabalho, para muitos, isso tudo é lixo, mas para nós não é. Nós, por exemplo, transformamos a garrafa pet em artesanato, fazemos vassoura e vendemos para os comércios de Maués. O Prosai está de parabéns por realizar essa ação, que eu tenho certeza que tocou quem estava na praia nesta manhã", completou Sonja.
 
O diretor do Ifam de Maués, Elias Souza, fez questão de fazer parte da "Praia Viva" e disse que esse tipo de atitude faz toda a diferença. "Foi uma ação de inclusão e de cidadania e que também serviu para valorizar essa beleza de Maués, que é a praia de Maresia, um dos grandes patrimônios da nossa cidade, e a população precisa perceber isso e precisa cuidar. Hoje, nós conseguimos tocar muitos banhistas, gostei bastante de participar essa ação", pontuou o diretor.
 
A aposentada Socorro Silva, 69, estava com família na praia e disse que ficou surpresa e ao mesmo tempo feliz com a iniciativa do Prosai em Movimento. "Se cada um fizer a sua parte a poluição dos nossos rios será cada vez menor, nós precisamos cuidar melhor do nosso meio ambiente. Essas ações nos tocam, isso que vocês fizeram hoje foi maravilhoso, parabéns", disse.
 
Todo lixo reciclável foi entregue a associação dos catadores de Maués e o não reciclável despejado na lixeira mais próxima da praia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!