07/11/2018 às 19h11min - Atualizada em 07/11/2018 às 19h11min

Avenida das Flores será inaugurada dia 30 de Novembro

A via de 11 quilômetros vai ser importante para mobilidade urbana na zona Norte de Manaus

Redação M2 News
Foto: Leandro Viana/Seinfra

 

O trânsito de Manaus terá mais mobilidade e fluidez com a inauguração da avenida das FloreS, marcada para dia 30 de Novembro. A data de inauguração foi confirmada pelo titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Oswaldo Said Júnior. "A inauguração acontecerá dia 30 às 20h. Será um presente do Governador Amazonino Mendes para cidade de Manaus'', anunciou Oswaldo Said no fim da tarde dessa quarta-feira (07/11).

A via, com 11,10 quilômetros de extensão, é o prolongamento da avenida das Torres. Ela tem início na avenida Timbiras, no bairro Cidade Nova, zona norte, e termina no começo da AM-010, estrada que liga a capital ao município de Itacoatiara.

No momento, os trabalhos na pista estão concentrados em detalhes de acabamento: sinalização vertical e horizontal, pintura de meio-fio, conclusão das calçadas, acostamentos e sarjetas. As paradas de ônibus instaladas no trecho também estão sendo pintadas e iluminadas.

Diminuição do congestionamento - De acordo com o titular da Seinfra, engenheiro Oswaldo Said, a avenida das Flores irá desafogar o fluxo de veículos em grandes eixos, como a Torquato Tapajós, melhorando o trânsito entre as zonas centro-sul, norte e leste.

Quando inaugurada, a Avenida das Flores, assim como os anéis viários Sul e Norte, diminuirá o congestionamento em, praticamente, toda capital. "O complexo viário desviará o trânsito de veículos pesados, que hoje circulam por vias centrais, da área do Distrito Industrial até o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes", ressaltou o secretário.

Estrutura - As avenidas das Flores e das Torres terão duas mãos de fluxo, com um canteiro central e três faixas para circulação de veículos em cada lado, sendo uma delas em cada via reservada para o corredor exclusivo de ônibus. Ao longo de toda a via serão construídas baias para as paradas de ônibus padronizadas.

Ao todo são 28 paradas de ônibus, com suas respectivas baias, de modo a não interferir no fluxo de veículos. Duas paradas estão situadas no trecho 2, que começa na avenida Timbiras; seis paradas no trecho 3; e outras 20 paradas estão localizadas ao longo do trecho 4.

Arte regional – O complexo viário promove também a cultura regional. Várias obras de grafite enfeitam a via, tendo como tema a cultura amazônica. Quem transitar pelas passagens de nível poderá apreciar imagens de índios, boto cor-de-rosa, bumbás de Parintins e muito mais da fauna e flora da região em painéis bem coloridos.

Os trabalhos estão ao longo de dois grandes murais, um medindo 8x50 metros e outro de 6x50 metros. Os trabalhos foram coordenados pelo grafiteiro Arab Amazon e realizados por uma equipe de cinco artistas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!