02/07/2018 às 16h18min - Atualizada em 29/03/2019 às 19h21min

Vôlei: onde jogar, benefícios, regras e fundamentos

Sabia que o vôlei é um dos esportes mais saudáveis e divertidos?

Com informações - DINO
Redação M2


Ao lado do futebol, o vôlei é um dos esportes mais praticados no Brasil. Sua popularidade se deve, principalmente, pela facilidade em jogar, não necessitando ter nenhum tipo de equipamento extra, além da bola.

É um esporte muito praticado nas escolas, faz parte do currículo de Educação Física. O vôlei no Brasil é um esporte de sucesso, em especial, pelas grandes conquistas em campeonatos nacionais e internacionais.

Benefícios

Jogar vôlei traz muitos benefícios para a sua saúde, como por exemplo, eliminar o sedentarismo. É considerado um esporte seguro, pois o contato físico com o adversário é mínimo, não causando muitas lesões. Outros benefícios em praticar vôlei são:

- Melhora a capacidade respiratória;
- Traz mais resistência física;
- Ajuda a interagir e socializar com outras pessoas;
- Favorece a circulação sanguínea;
- Auxilia no emagrecimento;
- Diminui os sintomas do estresse e ansiedade;
- Fortalece os músculos;
- Dá mais flexibilidade;
- Melhora a coordenação motora.

Regras e fundamentos

O voleibol é um esporte originário dos Estados Unidos, criado pelo norte-americano William G. Morgan. William era diretor da ACM (Associação Cristã de Moços) de Massachussets e criou o esporte em 1895 com o nome de mintonette.

Esse esporte surgiu quatro anos após a origem do basquetebol, com o objetivo de ser um esporte menos cansativo.

Como jogar

Para jogar o voleibol em uma quadra, você vai precisar de 12 jogadores, divididos em duas equipes de seis jogadores. Cada equipe fica de um lado da quadra, separadas por uma rede.

A partida inicia quando um jogador executa o saque, que é o movimento de jogar a bola para o lado do adversário que, por sua vez, vai devolver a bola para o outro lado da rede, sem deixar que ela caia no chão. Se a bola cair, o ponto vai para a equipe adversária. São permitidos apenas três toques na bola até que seja devolvida para a outra equipe.

Uma partida é disputada em uma melhor de cinco sets, de 25 pontos cada. Vence a equipe que fizer os três sets primeiro. Caso haja empate, de 24x24 pontos, a equipe que fizer dois pontos seguidos é ganhadora. Se empatarem em dois a dois (cada equipe ganha dois sets) um terceiro set é disputado, o tie-break, sendo que esse vai somente até 15 pontos. Se ocorrer empate de 14x14 pontos, vence quem fizer dois pontos seguidos.

O jogo de vôlei, assim como acontece no futebol, também tem faltas. A falta no vôlei acontece quando um jogador toca na rede, ao tato - quando se domina a bola com a mão (você deve apenas tocar na bola com os dedos), quando o jogador se apoia em outro, quando se demora mais de oito segundos para sacar ou quando a bola vai para fora do campo.

Onde praticar o voleibol?

Com uma imensa reserva ecológica o associado do Santa Mônica Clube de Campo sempre tem o que fazer. São inúmeras atividades sociais, culturais e esportivas distribuídas nos 72 alqueires de estrutura do Clube. Entre os esportes, além do vôlei, o Santa Mônica oferece natação, futebol, squash, tênis, entre outros.

O Santa Mônica Clube de Campo dispõe de diversas quadras oficiais de voleibol para a prática do esporte, além disso, oferece também a oportunidade de profissionalização. Os treinos ocorrem em horários específicos e, para praticar, é necessário participar das seletivas realizadas em datas estipuladas pelo Clube.

Saiba mais em https://www.santamonica.rec.br/esportes/voleibol/



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!