18/03/2019 às 18h50min - Atualizada em 29/03/2019 às 20h33min

Saiba como doar o Imposto de Renda para Instituições Sociais com o FIA

O Instituto Ramacrisna, que há 60 anos atende crianças e adolescente em vulnerabilidade social, em Betim, é uma das instituições que recebem doações através do FIA

Com informações - DINO
Redação M2
Ramacrisna atende crianças e adolescentes


As declarações do imposto de renda já começaram, entre 7 de março e 30 de abril, os contribuintes podem entregar pela internet (no site da Receita Federal) ou no aplicativo da Receita em tablets ou smartphones. Mas o que pouca gente sabe é possível ficar em dia com a Receita Federal e ainda ajudar quem precisa. Por meio do Fundo da Infância e Adolescência, o FIA, pessoa física pode destinar até 3% do Imposto de Renda para instituições sociais até 30 de abril, prazo final para a entrega da declaração. A destinação dos recursos para o FIA não interfere em outras deduções e não gera custos para o doador.

Em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, o Ramacrisna é uma dessas instituições que recebem doações por meio do FIA. E este ano é ainda mais especial para a ONG, já que ela completa 60 anos. Atualmente a instituição atende, além da comunidade em situação de vulnerabilidade social de Betim, outras dez cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Em 2018, o Instituto atendeu mais de 87 mil pessoas em sua sede e em parceria com o Poder Público.

Solange Bottaro, vice-presidente do Ramacrisna, ressalta que a doação por meio do FIA é uma maneira segura para quem quer contribuir com projetos sociais. "É a oportunidade que o contribuinte tem para escolher qual projeto quer ajudar. Ele tem a liberdade de destinar parte do seu imposto de renda para uma instituição que ele acredita em seu trabalho. E o Ramacrisna é apto a receber essa doação. Há 60 anos trabalhamos para transformar vidas e o contribuinte pode nos ajudar nessa missão".

O FIA é amparado pela Lei Federal nº 8.069/90 e tem como objetivo arrecadar recursos para financiar projetos que atuam na proteção e defesa dos direitos da criança e adolescente. Os recursos são aplicados exclusivamente nessa área e são fiscalizados pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. Não é gerado nenhum custo extra para o contribuinte, já que a doação leva a Receita a destinar parte do valor que ficaria com ela para uma instituição.

Como doar
As pessoas físicas devem fazer a declaração no formato completa e caso a pessoa física tenha restituição a receber, imposto a pagar ou se o imposto pago durante o ano for o valor exato devido, também poderá contribuir.

Ao acessar o programa da Receita Federal, na aba "Resumo da Declaração", o contribuinte deve selecionar o tópico "Doações diretamente na Declaração - Estatuto da Criança e do Adolescente" e clicar em "Novo";

2. Selecionar na UF oestado de MG e localizar omunicípio de Betim;
3. Logo após, verificar o "Valor Disponível para Destinação" e copiar o número para o campo "Valor" acima;

4. Após clicar em "OK" é preciso selecionar a aba "Darf - Doações Diretamente na Declaração - Estatuto da Criança e do Adolescente", imprimir o documento e realizar o pagamento até o vencimento.

5. Por fim, enviaro comprovante de pagamento do DARF para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para o Ramacrisna (ramacrisna@ramacrisna.org.br), informando que a doação será destinada ao Instituto Ramacrisna.
Em caso de dúvidas sobre o processo de destinação do Imposto de Renda, entre em contato com a Ramacrisna pelo site www.ramacrisna.org.br/destinacao-ir/ ou (31) 3438-5500.

Sobre o Ramacrisna

Criado pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva há 60 anos, o InstitutoRamacrisna desenvolve projetos culturais, educacionais, aprendizagem, profissionalizantes, entre outros, voltados para comunidade em situação de vulnerabilidade social de Betim e nove cidades do entorno. O nome da instituição é em homenagem ao filósofo indiano Sri Ramakrishna, ecumenista que viveu no século 19 e pregava o trabalho social como forma de transformação do ser humano. Ele se tornou conhecida em todo o Brasil como instituição do Terceiro Setor referência em projetos de autossustentabilidade por possuir uma Fábrica de Telas de Arame. O resultado obtido com as vendas é destinado ao setor social da Ramacrisna, garantindo mais autonomia e uniformidade no atendimento às pessoas amparadas pelos projetos.

O Ramacrisna ainda coleciona, desde sua fundação, diversas premiações renomadas, entre elas o Prêmio Itaú-Unicef, no qual ficou em 1º lugar na regional Minas Gerais e finalista Nacional em 2017 e 2018. O prêmio é considerado o maior do Brasil no campo da educação com a chancela da UNICEF - Fundo das Nações Unidades Para a Infância.Foi selecionada entre as 100 Melhores ONGs para se doar e a melhor em Assistência Social no Brasil pelo Instituto Doar e Rede Filantropia. E ainda está no Ranking internacional "Great Place to Work (GPTW)", que reconhece os melhores lugares para se trabalhar.



Website: http://www.ramacrisna.org.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!