09/10/2017 às 16h18min - Atualizada em 09/10/2017 às 16h18min

Câmara de Manaus lança revista 'Curumim no Parlamento' voltada ao público infantojuvenil

Redação M2 News
Foto:ROBERVALDO ROCHA / CMM
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) lançou, na manhã desta segunda-feira (9), o programa 'Curumim no Parlamento', uma revista com linguagem didática e lúdica sobre a importância  do Parlamento Municipal. O informativo, pioneiro na CMM, é uma iniciativa da gestão atual, por meio da parceria com o jornalista Mário Adolfo, criador da revista ‘Curumim’.

Voltada ao público infantojuvenil, a revista com 22 páginas em quadrinhos traz um diálogo entre o personagem do indiozinho Curumim e sua turma sobre informações relacionadas às atividades do vereador e qual a importância do Parlamento Municipal para a cidade, como contribuição à formação crítica dos pequenos cidadãos. A CMM fará a distribuição da revista a todas as escolas da rede municipal de ensino, dentro de um calendário de visitas dos alunos a serem realizadas na Casa.

Durante a cerimônia, o presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS), ressaltou que a revista será o primeiro de muitos exemplares que virão como mais um canal entre o Parlamento e a sociedade.

“O informativo vem com um material educativo e tenho certeza que vai atingir o público-alvo, que é o infantojuvenil, para o fortalecimento da cidadania. Na semana do Dia das Crianças, a Câmara dá esse presente à sociedade. Um material culto que vai desde a explicação sobre o Brasão da cidade de Manaus, hino e todo o trâmite dos processos da Casa”, destacou Wilker Barreto, ao acrescentar que o livro, além de preparar as crianças para o exercício da cidadania, visa aproximar e envolver a população estudantil no debate dos problemas da sociedade, incentivando novas lideranças políticas.

Criador da revista, Mário Adolfo, frisou que o Curumim , criado em 1983, é um personagem que se preocupa com os problemas da cidade de Manaus, como o meio ambiente, na defesa da floresta, uma das proposta defendidas.

“A proposta de repassar ao público infantojuvenil um conteúdo didático sobre o Parlamento Municipal foi aceita pelo presidente Wilker Barreto, que teve vontade política e viu a importância de repassar aos pequenos cidadãos a importância do Legislativo Municipal para a sociedade. Estou feliz em saber que, além do meu trabalho como profissional do Jornalismo, é um trabalho que deixa um legado às crianças”, disse Mário Adolfo.

 

 

Sobre o ‘Curumim no Parlamento'


As páginas do Curumim no Parlamento traz a oportunidade de as crianças e adolescentes conhecerem como as leis são elaboradas e a importância do papel do vereador para a cidade de Manaus contadas de forma didática pelo personagem principal, Curumim e seus amigos, a tartaruga Sarah Patel, o jacaré Thinga, a indiazinha Murupi, o papagaio Lourival e o jaraqui Jara, todos curiosos para saber como funciona o Parlamento Municipal.
Conforme o gibi, os quadrinhos são recomendados pelos ‘Parâmetros Curriculares Nacionais’ e reconhecidos como uma ferramenta de alfabetização. Neste contexto o Curumim se apresenta como ferramenta de formação, informação e representatividade para a população manauara, como explica o jornalista.

Em sua trajetória levando informação, cultura e diversão a gerações de crianças, o Curumim já ganhou o mundo: foi publicado na Suécia, participou da Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro, foi mote da campanha de conscientização do Festival de Parintins e também figurou na 1 ̊ Bienal do Livro do Amazonas. Em 2016 o Curumim foi declarado patrimônio cultural de natureza imaterial do Amazonas.

O Curumim, o último herói da Amazônia, é um suplemento infantil que circula encartado nos jornais há 31 anos. Abordando preservação e conscientização ambiental, foi lançado em 1981 e, desde 1987, circula aos domingos no jornal Em Tempo

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!