09/10/2017 às 22h46min - Atualizada em 09/10/2017 às 22h46min

Dermatologistas lançam aplicativo gratuito sobre saúde do cabelo e do couro cabeludo

A queda de cabelo é uma das maiores preocupações de homens e mulheres. Mais do que um fator estético, a queda capilar pode resultar de doenças sérias como lúpus, sífilis, disfunção na tireoide, entre outras. E como o diagnóstico precoce destas patologias aumenta consideravelmente as chances de cura, os dermatologistas de Brasília Leonardo Abraham, Patricia Damasco, Barbara Uzel e Sofia Martins decidiram esclarecer a população criando o aplicativo Cartilha do Cabelo. O APP já está disponível para download para Android e iPhone e será lançado oficialmente, nesta terça-feira (10), às 19h, em um m espaço criado  dentro da Casa Cor Brasília 2017.

"A ideia de lançar o aplicativo surgiu a partir das constantes dúvidas de cabeleireiros e de pacientes", explica o médico dermatologista Leonardo Abraham, da Clínica DermaCapelli. Segundo ele, primeiro foi criada uma cartilha voltada para profissionais de beleza, que foi lançada durante a feira Hair Brasília, dois meses atrás. E como a aceitação foi muito boa por parte das pessoas que não são do segmento de beleza, os médicos decidiram ampliar o conteúdo da cartilha e lançar o aplicativo para o público em geral como uma ação de responsabilidade social.


Além trazer informações sobre as doenças do cabelo e do couro cabeludo, o aplicativo fala sobre os mitos e verdades e também sobre o câncer de pele. Para facilitar a compreensão, foram criados dois personagens, a Mona e o Topetinho, e as doenças são exemplificadas com ilustrações. Em breve, será inserido um tópico sobre estética capilar orientando as pessoas sobre os cuidados com tratamentos químicos, como tingimentos, escovas progressivas, despigmentações, entre outros procedimentos. 

"Aumento na queda capilar, inflamações do couro cabeludo, diminuição no volume e afinamento dos fios são sintomas fundamentais para já buscar um médico especialista", afirma a dermatologista Patricia Damasco. A profissional alerta que as informações fornecidas pela cartilha possuem fins educativos e que não devem ser usadas para diagnosticar um problema de saúde ou doença. 

A técnica em enfermagem Dailane Ribeiro achou o APP muito interessante porque o conteúdo lhe possibilitou ajudar pessoas próximas. "Muitas doenças eu sequer sabia que existiam. Após ler a cartilha, indiquei o aplicativo para uma amiga e uma pessoa da minha família que estão com problemas de queda de cabelo e agora já tem uma noção do que se trata o problema", afirma Ribeiro. Segundo ela, as ilustrações da cartilha chamam a atenção e facilitam a compreensão.


Para baixar o aplicativo procure por Cartilha do Cabelo na loja de aplicativos do seu celular.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!