MENU

09/08/2019 às 11h45min - Atualizada em 09/08/2019 às 11h57min

Reajuste da tarifa de telefonia fixa autorizada pela Anatel pode chegar a 6,76%

M2 News
DINO

No dia 11 de julho, foi autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o reajuste dos planos de telefonia fixa na modalidade local e longa distância nacional (interurbano). Os aumentos variam de 0,7% até 6,76%, a porcentagem de aumento vai depender da empresa. As empresas nas quais as mudanças se apresentaram são: Oi, Sercomtel, Claro, Algar e Telefônica. 

Os reajustes aprovados correspondem a: Telefônica – 4,944%, Claro – 6,092%, Sercomtel – 6,763%, Algar – 0,733% e Oi – 6,052%. Houve reajuste também no cartão de telefones públicos (orelhões): o modelo simples, com 20 créditos, agora custa R$2,66. 

As ligações da operadora Oi poderão ser locais em todo o país, com exceção de São Paulo; na Telefônica, ligações locais no estado de São Paulo; já na Sercomtel, poderão ser realizadas ligações locais em cidades do Paraná; na Claro, chamadas de longa distância (interurbanos); e, por fim, na Algar, ligações locais em nove estados, principalmente no Centro-Oeste e Sudeste do país.

Mesmo com o domínio da telefonia móvel correspondendo a 228 milhões de acessos ativos computados no mês de maio deste ano (2019), a Anatel confirmou a existência de 35,9 milhões de linhas ativas no mesmo período. Contudo, o número elevado de linhas fixas sofreu uma queda, pois, em maio de 2018, o total ativo dessas linhas chegava a 38,8 milhões.

A redução do uso de linhas de telefonia fixa

No relatório divulgado pela Anatel referente às linhas de telefonia fixa do país, foi confirmada a redução do setor, que vem perdendo cada vez mais usuários, e em um ritmo acelerado. 

No mês de maio, no Brasil, foram registradas, aproximadamente, 35,9 milhões de linhas fixas em operação, sendo que 15,93 milhões das linhas pertencem às autorizadas e 19,93 milhões a concessionárias. Isso equivale a uma redução de 506 mil linhas em comparação ao mês anterior (abril). Mostrando 3 milhões de desativações de linhas fixas em relação ao mesmo período do ano passado (2018). 

A Claro ainda é a empresa autorizada com maior número de telefones fixos do país, correspondendo a 10,09 milhões de aparelhos, o que significa 63% de todo o mercado nacional autorizado. A empresa que ocupa o segundo lugar é a Vivo, com 3,90 milhões de aparelhos, correspondendo a 24% do mercado, e, logo depois, vem a TIM, com 968 mil linhas, por volta de 6% do mercado. 

Entre as concessionárias, temos a Oi, que possui o maior número de linhas fixas, sendo 11,08 milhões de aparelhos, 55% do mercado de concessionárias, sendo seguida de bem perto pela Vivo, que hoje possui 8 milhões de aparelhos e 40% do mercado. 

Invista na gestão de Telecom corporativa no seu negócio 

As telecomunicações dominaram boa parte do mercado com as linhas móveis e pacotes de acesso à internet, ter uma equipe especializada para cuidar da gestão desse setor é importante, principalmente para a redução de custos da empresa. 

A iPartners é uma empresa prestadora de serviços de telecom, oferecendo, entre outros serviços, auditoria de conta telefônica, rateio de contas e sistemas de redução de custos de contas telefônicas para empresas, seja para contas telefônicas, móveis, fixas ou de internet. 

A média de reduções é de 35% no valor na conta telefônica! Além disso, a empresa também disponibiliza serviços de outsourcing. No lugar de o cliente ligar para o fornecedor, a iPartners intermedia e resolve os problemas, sejam eles um ramal fora do ar, pontos sem internet, planos com melhores custos benefícios, entre outros.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Receba nossas notícias em seu WhatsApp
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!