MENU

03/09/2019 às 10h22min - Atualizada em 03/09/2019 às 10h22min

​Alunos de Engenharia da UEA conquistam 1º lugar em competição nacional de Nautimodelismo

No total, seis equipes dos cursos de engenharia da UEA participaram da competição

Redação M2
Foto: Divulgação



A equipe Jaraqui 1 da Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) conquistou o primeiro lugar no VII Desafio Universitário de Nautidesign – Duna 2019, no último sábado (31/08), em Joinville (SC). A UEA foi representada na competição de nautimodelismo pelas equipes Jaraqui 1 e Jaraqui 2, Nauticam Phi, Navi, Capitão Jack A e Capitão Jack B. Cerca de 50 alunos das engenharias Naval, Civil, Mecânica e Elétrica da UEA participaram do Duna 2019.

As equipes da UEA conquistaram as seguintes classificações na competição: em 1º Lugar Geral, a equipe Jaraqui 1; em 5º lugar, a equipe Jaraqui 2; em 7º lugar, a equipe Nauticam Phi; em 12º lugar, a equipe Navi; em 16º lugar, a equipe Capitão Jack A; e em 20º lugar, a equipe Capitão Jack B.

Para o capitão da equipe Jaraqui 1, Matheus Valente, ganhar a competição foi extremamente prazeroso para a equipe. “Trabalhamos muito para que isso acontecesse. É um esforço em equipe, pois corremos atrás de patrocinadores. Além disso, houve o intercâmbio de conhecimento entre universidades brasileiras e até de outro país”, destacou.

O coordenador do projeto Jaraqui 1 e professor da UEA, João Evangelista, destacou que iniciativas como a do Jaraqui são importantes para a formação dos alunos. “Eles acabam aprendendo diversas dimensões da engenharia e, com base nisso, acabam se destacando em várias competências”, salientou.

Valente salientou ainda que essa é a segunda vez que a equipe Jaraqui ganha a competição nacionalmente. “A primeira vez foi em 2015. É um orgulho poder representar a UEA”, observou. 

O Duna é promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e recebeu equipes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pará, Amazonas, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia, além de uma equipe do Peru. O evento foi realizado de 28 a 31 de agosto, em Joinville.

Durante a competição, as embarcações construídas pelos universitários são submetidas a uma série de provas com o objetivo de avaliar a qualidade do projeto e construção. Os barcos foram testados em seis provas: Projeto, Força, Manobrabilidade, Velocidade, Cabo de Guerra e Bollard Pull (tração estática) a Ré.

Dentre as provas, a equipe Jaraqui 1 foi campeã nas modalidades de Manobrabilidade e Bollard Pull. E a Jaraqui 2, campeã da prova de Força.

Sobre o Duna – O Desafio Universitário de Nautimodelismo (Duna) é um projeto criado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que desafia universitários a desenvolver e construir um modelo funcional, em escala reduzida, de uma embarcação, com o objetivo de fomentar a geração de inovações na área de Engenharia Naval e estimular a interação entre alunos de engenharia, sobretudo, da área naval.

Os protótipos produzidos são submetidos a uma série de provas, que ocorrem em vários dias, a fim de avaliar a qualidade do projeto e construção. A primeira edição do evento ocorreu no ano de 2013 e contou com a participação direta de cerca de 50 estudantes, distribuídos em seis equipes, e cerca de mais 100 estudantes indiretamente.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »