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09/09/2019 às 12h46min - Atualizada em 09/09/2019 às 12h46min

Estudo inédito aponta que 42% dos tutores de gato adiam visita ao veterinário

Para conscientizar tutores sobre a importância da saúde preventiva para qualidade de vida dos felinos, marca lança sua maior campanha para gatos já feita no Brasil e dá dicas de como tornar a experiência mais segura e confortável para os pets.

Redação M2

 

 

No dia 9 de setembro é celebrado o Dia do Veterinário, uma profissão em que o Brasil se destaca mundialmente: são 360 universidades de medicina-veterinária e 110 mil profissionais atuantes. Apesar dos números, 42% dos tutores de gatos no país adiam a consulta. Por isso a Royal Canin, referência em nutrição para gatos e cães, quer conscientizar sobre a importância da saúde preventiva para felinos por meio de sua campanha “Saúde é única para cada gato – Meu Gato no Vet”.

Segundo estudo inédito feito pela marca sobre o relacionamento dos tutores de felinos com o médico-veterinários ao adiarem a visita ao consultório os tutores procuram por informações na internet, o que pode ser prejudicial ao animal, pois as doenças podem demorar muito para ter sintomas mais aparentes. O medo do estresse gerado pela visita é um dos fatores indicados para o adiamento - 35% dos gatos ficam tensos durante a consulta e quanto mais velho o gato mais estressado ele ficará por causa de experiências anteriores negativas. Entre os tutores, o principal motivo pela tensão foi a falta de uma sala de espera apropriada/reservada para gatos.

A campanha reafirma que o cuidado preventivo por meio de visitas anuais ou semestrais ao médico-veterinário é essencial para a saúde geral e bem-estar dos felinos, pois os veterinários acompanham os detalhes do comportamento do animal e seu histórico médico, garantem a vacinação em dia e a castração, monitoram o peso e discutem a nutrição animal, um dos assuntos de maior interesse nas consultas.

Outro hábito prejudicial do tutor é a rotina alimentar dos felinos. De acordo com o estudo, 72% dos gatos brasileiros recebem alimento seco mais de uma vez ao dia, além da alimentação úmida (sachês) e dos petiscos, pois os tutores tem a sensação que os animais estão com fome ou utilizam a alimentação como uma forma de demonstrar carinho, quando a quantidade e o tipo ideal de alimentação devem ser indicados pelo médico-veterinário de acordo com a necessidade específica de cada pet.

Após a consulta, 82% dos tutores afirmam seguir as dietas prescritas e 92% os tratamentos médicos, além disso 49% dos tutores discutem a alimentação em todas as consultas e 61% consideram o veterinário a fonte mais confiável de informação para o tema.

A pesquisa também revelou que o tutor brasileiro de gatos é predominantemente mulher (68%) com, em média, 40 anos - 55% consideram os bichanos como membros da família. Além disso, 89% dos donos de gatos moram em cidades e 51% escolhem o médico-veterinário pela distância de suas casas.

 

A Casa do Gato

Para conscientizar sobre a importância da saúde preventiva dos gatos a Royal Canin realiza no próximo final de semana, 14 e 15 de setembro, das 10h às 19h, a Casa do Gato, um espaço que convida o público a desvendar o universo felino através de experiências sensoriais mostrando o mundo do ponto de vista dos gatos. Próximo à Avenida Paulista, na Rua São Carlos do Pinhal, 124, o evento é gratuito e aberto ao público e foi sucesso de público no último final de semana.

Na casa o público poderá passar por um circuito com oito estações com um óculos de realidade virtual que coloca o público dentro do corpo do gato para sentir sua capacidade de saltar até 5 vezes o seu tamanho corporal e o funcionamento do seu bigode como facilitador para a sua agilidade e senso de localização. Também há um arranhador gigante, que com uma luva especial, imita a sensação de quando o felino arranha diferentes texturas.

 

Como levar os gatos ao veterinário

Para ajudar os tutores e gatos a terem uma melhor experiência na próxima consulta ao médico-veterinário a ROYAL CANIN sugere que os tutores se atentem aos pontos abaixo:

- Acostume seu gato a ser tocado – os gatos não estão acostumados ao toque humano, especialmente aquele feito pelo veterinário, e podem ficar estressados com a nova sensação. Para reduzir a ansiedade, comece gradativamente a manipular mais o animal.

 

- Ajude seu gato a se sentir mais confortável na caixa de transporte –  escolha uma caixa de transporte que a parte superior possa ser removida e coloque a em um ambiente da casa em que o gato passe a maior parte do tempo para que ele possa se acostumar a ela e deixa ali . Arrume-a com uma manta que o animal já conheça e alguns de seus brinquedos. Isso funciona como enriquecimento ambiental e se torna um lugar conhecido e seguro quando vai ao consultório.

 

- Fique calmo – visitas ao veterinário podem ser estressantes tanto para o tutor quanto para o gato. Ao permanecer calmo, seu gato se sentirá mais seguro e confortável com a situação.

 

- A clínica é um ambiente diferente para o gato, com iluminação e sons que ele pode estranhar. Ao chegar, cubra a caixa de transporte com uma toalha para aliviar a tensão.

 

Ainda tem receio?  Procure uma clínica “cat-friendly” – os consultórios especializados têm adaptações para diminuir o stress da espécie.

 

Sobre a ROYAL CANIN®

A multinacional Royal Canin, uma das maiores fabricantes do mundo de alimentos de alta qualidade nutricional para gatos e cães, celebrou 50 anos em 2018. Com 16 fábricas no mundo e presente em 92 países, a marca considera sempre o gato e o cão em primeiro lugar e tem sua história focada no conhecimento e respeito por estes animais.

Em 2002, passou a fazer parte da Mars, Incorporated, líder mundial em alimentos para animais de estimação. A unidade brasileira da Royal Canin está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, desde 1990. No mercado brasileiro, a marca disponibiliza mais de 150 alimentos, incluindo produtos específicos para raças, portes, idades, estilos de vida, necessidades específicas, cuidados especiais e auxiliares no tratamento de algumas doenças. Os produtos estão disponíveis em canais especializados, entre os quais, clínicas veterinárias e pet shops, em mais de 15 mil pontos de vendas no Brasil.

 

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