MENU

26/11/2019 às 12h42min - Atualizada em 26/11/2019 às 12h42min

Vacas na Rússia estão usando óculos de realidade virtual para aumentar a produção de leite

Redação M2 News
Engenhariae

Se você entrou na fazenda de gado leiteiro RusMoloko, perto de Moscou, na Rússia, pode pensar que chegou a um cenário de cinema futurista, onde vacas andam pra baixo e pra cima equipadas com RV, Realidade Virtual.

Os óculos de realidade virtual não são acessórios para um filme, no entanto. Eles foram feitos especificamente para essas vacas leiteiras, de modo a melhorar suas condições e permitir que elas relaxem produzindo mais leite.

Muitas indústrias diferentes ao redor do mundo estão se voltando cada vez mais para a informatização para melhorar as condições de trabalho. Por que não a indústria agrícola também?

RV como uma ferramenta útil de produtividade

Esses equipamentos foram cuidadosamente projetados combinando anos de experiência na indústria de laticínios, além de tecnologia.

A questão premente da produção de leite levou especialistas do mundo da TI e líderes da indústria na produção de leite a trabalharem juntos para encontrar uma solução.

Esta solução foram óculos de realidade virtual.

Além das necessidades físicas das vacas, os pesquisadores também analisaram o estado emocional dos animais. Exemplos de fazendas leiteiras em todo o mundo foram levados em consideração, com um sinal claro de produção de leite de maior e melhor qualidade daqueles que possuíam um ambiente calmo.

Por exemplo, em algumas fazendas americanas de laticínios, os agricultores instalam escovas rotativas nas baias das vacas, o que fornece uma alternativa para massagear os animais. Na Europa, os agricultores usam sistemas robóticos que permitem que as vacas vaguem de maneira mais livre e ampla. E na Rússia, algumas fazendas tocam música clássica em alto-falantes em torno da fazenda, o que acalma as vacas. Todos esses métodos foram comprovados para ajudar as vacas a relaxar e fornecer mais leite.

Os equipamentos RV em vacas não parecem mais tão absurdos.

Esses óculos de realidade virtual foram cuidadosamente projetados por desenvolvedores em um estúdio de realidade virtual, ao lado de veterinários. Levando em conta as características estruturais da cabeça das vacas, os óculos RV tipicamente adequados ao homem foram adaptados para trabalhar com vacas.

A equipe garantiu a criação de visualizações de realidade virtual que funcionam com a visão de uma vaca, por exemplo, sua maior percepção da cor vermelha, mas os tons mais fracos de azul e verde foram levados em consideração. Os arquitetos de realidade virtual também criaram um programa exclusivo para simular campos verdes de verão.

Como as vacas reagiram?

Depois de usar o equipamento, os especialistas registraram que as vacas exibiam uma diminuição na ansiedade e um aumento no humor geral do rebanho. Mais estudos precisam ser realizados para determinar se mais leite foi produzido através dos efeitos do uso dos óculos de realidade virtual.

A tecnologia moderna e a pecuária leiteira podem ter um efeito duradouro se o próximo estudo for positivo.

Se tudo der certo, podemos acabar vendo rebanhos de ovelhas, rebanhos de vacas e sirenes de suínos movendo-se com óculos de realidade virtual em um futuro próximo.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Receba nossas notícias em seu WhatsApp
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!