02/03/2018 às 15h33min - Atualizada em 02/03/2018 às 15h33min

Campanha de cuidados com animais de estimação mobiliza moradores do Prosamim

Redação M2 News
Foto: Tiago Corrêa/SRMM

Moradores do Parque Residencial Liberdade, que integra o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Estado, receberam, na manhã desta sexta-feira (2/3), a visita da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para uma ação de conscientização e vacinação de animais. A atividade faz parte da campanha “Como cuidar do seu animal de estimação”, desenvolvida pela equipe social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
 
A programação iniciou com palestra sobre cuidados básicos para um convívio saudável com os bichinhos. Entre as dicas, informações sobre banho, tosa, combate às pulgas e carrapatos, produtos adequados de higiene, alimentação adequada e escovação dentária.
 
Em seguida os animais receberam a vacina antirrábica, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Zoonoses. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida e a saúde tanto dos animais, quanto também dos moradores que convivem com eles, impactando no bem estar de todo o parque”, explicou a bióloga Patrícia Soares.
 
Projeto completo – Problemas como bichos nocivos e infestação de pombos, que são prejudiciais à saúde, também serão combatidos em ações futuras. “Além da vacinação, a ideia é verificar as necessidades específicas de cada parque e desenvolver um projeto mais amplo, incluindo questões como destinação adequada de resíduos sólidos e coleta seletiva”, disse Eduardo Rodrigues, da Semsa.
 
De acordo com Ivan Damasceno, da equipe social do Prosamim, a atividade é importante, também, para a formação da consciência ambiental dos moradores. “Além de toda a questão da saúde, na palestra ministrada pelo Centro de Zoonoses a população também passa a compreender a necessidade de não abandonar nos espaços públicos os dejetos dos seus animais de estimação, um problema bastante recorrente entre os donos de pets”, pontuou Damasceno.
 
Serão programadas ações de conscientização e vacinação para outros parques do Prosamim, nos próximos meses.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!