02/03/2020 às 16h50min - Atualizada em 02/03/2020 às 16h50min

Em ano eleitoral, políticos cassados voltam para programas de TV

Redação M2N
Lucas Marinho
Henrique Oliveira e Ronaldo Tabosa já tiveram seus mandatos cassados pelo TRE-AM. Foto: Reprodução/Band Amazonas.
A Band Amazonas vem anunciando em seus programas locais o retorno do ex-vereador Ronaldo Tabosa, que já apresentou programas populares, à afiliada amazonense da emissora paulista. Tabosa que teve o mandato cassado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) em 2019, por infidelidade partidária, vai apresentar o "Brasil Urgente, Edição Regional", atualmente ancorado pelo jornalista Ray Nascimento. Anteriormente o programa era ancorado por Katiana Pontes, que deixou a emissora.
 

"O Tabosa está se preparando e logo estará aqui no comando do Brasil Urgente. Quando o Tabosa chega todo mundo se treme" anunciou o jornalista Ray Nascimento no programa dessa segunda-feira (02/03).

Ronaldo Tabosa é empresário e atua nos ramos de saúde e entretenimento. Ele é proprietário do complexo de lazer Hope Bay Park, embargado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) em fevereiro desse ano, por desmatar uma área verde no Tarumã, zona oeste de Manaus, onde funciona o parque aquático.



Henrique Oliveira, ex-vice-governador do Amazonas, no comando
 do "Fogo Cruzado". Foto: Reprodução/Band Amazonas



Outro político cassado, que também pode ser visto na tela da Band Amazonas é Henrique Oliveira (SD). Ele apresenta o chamado "Fogo Cruzado", em um formato de assistencialismo. O programa sorteia cestas básicas para seus telespectadores. Henrique foi vice-governador de José Melo. Ambos tiveram os  mandatos cassados por compra de votos pelo TRE-AM.


Cassações de Tabosa

Em 2009, o filho de Tabosa, Jander Tabosa, teve o mandato de vereador cassado pelo TRE-AM, por usar a o nome Tabosa (nome conhecido do pai) em seu material de campanha. Segundo decisão da época, o "gatilho" de marketing, teria contribuído para que eleitores votassem no filho, acreditando ter votado no pai. 

Em 2011, como deputado estadual, Ronaldo Tabosa foi cassado, também por infidelidade partidária. Em 2013 ele voltou a ter problemas com a justiça eleitoral e foi mais uma vez cassado. Glória Carrate assumiu e terminou o mandato de vereadora na época.  

Já em 2019 o pleno do TRE decidiu que Tabosa não teria  mais direito a uma vaga de vereador por ter abandonado a sigla que o elegeu, no caso o PP. Coincidências do destino, o PP já teve como presidente Francisco Garcia, hoje sócio minoritário da Band Amazonas, que vai voltar a abrigar Ronaldo Tabosa em ano eleitoral.


TV sempre teve políticos na grade



Os irmãos Fausto, Wallace e Carlos Souza, comandaram o
"Programa Livre" . Foto: Reprodução/Band Amazonas


Considerada uma emissora popular, a Band Amazonas sempre teve políticos em sua grade. Inclusive, o falecido ex-deputado Wallace Souza, que ganhou projeção na TV Rio Negro (antigo nome da TV). Foi lá que ele exibiu o Canal Livre, que anos mais tarde ganharia o mundo como parte integrante do documentário "Bandidos na TV", produzido pelo Canal de Streaming Netflix. Além de Wallace, Carlos e Fausto Souza, também se elegeram para cargos legislativos com auxílio da emissora. Carlos, inclusive, chegou a ocupar os cargos de vice-prefeito de Manaus e deputado federal.



Atual vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, comanda o
"Exija Seus Dereitos". Ele é pré-candidato a prefeito.
Foto: Reprodução/Band Amazonas



Outros políticos, com mandatos na atualidade, sempre foram caras carimbadas da emissora. O atual vice-prefeito Marcos Rotta (Democratas) é pré-candidato à prefeitura de Manaus. Ele apresenta um programa sobre o direito do consumidor há mais de 20 anos. Rotta já ocupou cargos de deputado estadual e federal. Hoje ele comanda o "Exija Seus Direitos" de segunda à sexta-feira na TV.

Conceição Sampaio, atual Secretária da Mulher e Assistência Social de Manaus, também já teve programas de assistencialismo na emissora, sempre acompanhada de sua irmã, Socorro Sampaio. Ambas já ocuparam cargos de vereadora, deputada estadual e federal.



O Deputado Estadual Álvaro Campelo, apresenta diariamente o
"Cidade Urgente" na Band Amazonas. Foto: Reprodução/Band Amazonas



O atual deputado estadual Álvaro Campelo, também possui programa na grade da Band Amazonas, o formato é policial com assistencialismo. 


Sabino Castelo Branco e o filho Reizo Castelo Branco, também já fizeram parte da grade da emissora, os dois foram vereadores. Sabino, chegou a ser eleito deputado federal, sempre com votações expressivas. Hoje, Sabino se recupera de um acidente vascular cerebral e está fora do ar. 




 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Receba nossas notícias em seu WhatsApp
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!