06/03/2018 às 15h11min - Atualizada em 06/03/2018 às 15h11min

Governo do Amazonas participa do 17º Encontro das Câmaras Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional

Redação M2 News
Foto: Divulgação

 
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), participou, na segunda-feira (05/03), do 17º Encontro das Câmaras Municipais Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISANs), realizado em Brasília, cujo o objetivo é discutir as melhorias dos programas e ações de segurança alimentar e nutricional, bem como a troca de experiência entre os gestores.

 
Dentre os assuntos discutidos estão o fomento, a produção e a estruturação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no qual o Estado do Amazonas participa com 21 municípios conveniados, 62 entidades atendidas e com a previsão de chamada pública para 62 municípios com a perspectiva de atender 100 produtores, além de trabalhar com restaurante popular e todos os 90 CRAS do Estado.
 
A presidente da Caisan-AM, secretária da Seas, Auxiliadora Abrantes, esclareceu que o Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) é um sistema em implementação no Estado do Amazonas e a Câmara vem trabalhando para garantir o direito da alimentação adequada aos cidadãos. “O Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional é o principal instrumento de gestão para o alcance de políticas públicas”, enfatizou.
 
Metas - Durante o evento a secretária também salientou que o Governo do Amazonas está comprometido em atender metas para contribuir com a saúde e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “O Governo trabalha para apoiar as Câmaras e Conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional, o fomento à agricultura familiar, educação alimentar e nutricional para setores de educação, saúde e assistência social, ampliar o número de feiras de produtos regionais, entre outras ações”, disse Auxiliadora Abrantes.
 
No evento também foi discutida a Agenda 2018 da Secretária da Caisan Nacional e da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), o Balanço das Oficinas Regionais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), e ainda, as perspectivas da V Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional +2, que terá como tema "Sisan – aonde chegamos e para onde queremos seguir".


Esteve também presente no Encontro, a diretora de proteção social básica da secretaria Nacional de Assistência Social, que destacou a parceria com a Sesan e explanou que a integração será trabalhada através dos equipamentos, inicialmente com os CRASs, incluindo o mapa de insegurança alimentar e nutricional para o Programa de Atenção a Família (Paif), Programa Bolsa Família (PBF) e Criança Feliz.
 
Resultados - Um dos avanços em 2017 foi a elaboração do 1º Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional que contém 24 metas e 31 ações relacionadas com a execução no biênio 2018 e 2019, e previsão de publicação em abril de 2018.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com a gente
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!