Com 1.200 metros quadrados de área construída, 55 salas e ambientes que passam a ofertar todos os serviços da Atenção Primária à Saúde, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (2), a Unidade de Saúde da Família (USF), Dr. Agnaldo Gomes da Costa, no bairro São José Operário, fruto da parceria Público-Privada entre a Prefeitura de Manaus e as empresas Rio Negro e Rio Solimões.
Além da construção do prédio, as empresas, que integram o Grupo Bringel, também foram responsáveis pela aquisição de todos os novos equipamentos disponíveis na USF, assim como por sua manutenção a partir do início das operações.
A previsão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é que no local sejam realizados até 20 mil procedimentos e atendimentos por mês, desde consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, ao tratamento de doenças como tuberculose e hanseníase, além de exames de preventivo de câncer do colo do útero e laboratoriais.
De acordo com o diretor da Rio Negro e Solimões, Raul Barata, esta é a sexta USF concluída e entregue pela empresa na PPP com a Prefeitura de Manaus. “Ainda para este semestre estamos preparando a entrega de mais duas unidades nos mesmos moldes e quem ganha é a população, uma vez que a assistência de qualidade passa a estar ao alcance um número maior de pessoas”, acrescentou.
Durante o evento, o prefeito David Almeida destacou ainda, o amplo programa de recuperação e ampliação da rede municipal de saúde e novos projetos para o futuro.
“Com esta estrutura da USF não ficamos a dever a nenhuma outra estrutura particular no Amazonas ou no Brasil. Para este ano também estamos trabalhando na implantação de câmara hiperbáricas e na construção do hospital municipal, com 4,1 mil metros quadrados de área”.
AGREGAR
A Secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe, ressaltou que a PPP cria novas oportunidades e oferece maior celeridade e agilidade às obras necessárias para o atendimento da população.
“É uma parceria que defendemos e de sucesso. As obras estão impecáveis em dois pisos, com mais de 50 ambientes para dar mais comodidade para a população e para os servidores que irão trabalhar aqui sob a gestão da Semsa”, afirmou a secretária.
Moradora do bairro e integrante do conselho de saúde local, a líder comunitária Maria Margarida da Silva, comemorou a nova USF. “Essa inauguração tem uma importância maravilhosa para todos aqui porque vai mudar nosso cotidiano e vem para agregar e complementar com a estrutura que ainda não tínhamos perto de nossas casas”.
Com informações da Press Comunicação Estratégica