Manaus/AM – Durante a segunda noite de apresentação dos bois de Parintins, 13 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foram notificados. A informação foi divulgada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) que realiza trabalhos de monitoramento epidemiológico no município.
Sem dar muitos detalhes como o perfil dos agressores ou se os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil, a FVS informou ainda que, além dos casos de violência, entre ações preventivas, houve 51 orientações a estabelecimentos e distribuição de 1.750 materiais de educação em saúde.
Foram, ainda, realizadas orientações preventivas da saúde do trabalhador, incluindo a distribuição de 200 materiais educativos relacionados aos cuidados com a saúde vocal e auditiva.
Os dados também são fruto de ações realizadas pela equipe da fundação em conjunto com a Vigilância em Saúde de Parintins, envolvendo visitas de orientação sanitária, ações de prevenção à HIV/Aids e demais IST’s, orientações preventivas à violência sexual contra crianças e adolescentes, além de testagens de detecção de Covid-19, vacinação contra Covid-19 e Influenza.