28.3 C
Manaus
InícioGeralParintins terá Shopping do Artesanato durante Festival

Parintins terá Shopping do Artesanato durante Festival

Publicado em

O município de Parintins vai receber, de 28 de junho a 1º de julho, o Shopping do Artesanato de Parintins 2018, que vai reunir produtos de 60 artesãos de vários municípios do Amazonas.

O Shopping do Artesanato funcionará na praça da Catedral, na avenida Amazonas, no Centro de Parintins, das 9h às 22h, sob a coordenação da secretaria de Estado do Trabalho (Setrab).

Serão colocados à venda mais de cinco mil produtos com temática cultural amazônica, como esculturas em madeira, biojoias, quadros, souvenir, adornos para vestuário e cestarias.

Uma tenda climatizada com 20 metros quadrados vai abrigar artesãos e consumidores. No local serão montados estandes projetados para dar mais visibilidade aos produtos, à noite ou de dia.

Esta é a 16ª vez que a Setrab promove a venda de artesanato no festival de Parintins. A primeira exposição aconteceu em 2001, durante o terceiro mandato do governador Amazonino Mendes.

Naquele ano, 30 artesãos dos municípios de Parintins, Nhamundá e Barreirinha expuseram seus produtos ao público. Mais de duas mil peças foram comercializadas, levando a arte dos artesãos amazonenses para todo Brasil e o mundo.

Em 2016, o Shopping do Artesanato não foi realizado em Parintins. A ausência da exposição atrapalhou os negócios dos artesãos locais, que ficam sem apoio e espaço adequado para vender seus produtos. Em 2018, o Shopping do Artesanato volta reestruturado, com número maior de artesãos e também com mais variedade de mercadorias.

 

“Estamos voltando com força total para apoiar o artesanato regional e impulsionar os negócios dos artistas”, explicou o secretário da Setrab, William Abreu. “Também teremos mais diversidade de produtos expostos, cujo objetivo é agradar os gostos dos consumidores mais exigentes”, acrescentou o secretário.

Estandes – Entre os dias 29 de junho a 1º de julho, a Setrab montará na área interna do Bumbódromo dois estandes para venda biojoias e adornos para vestuário, confeccionados por artesãos locais.

Os estandes serão montados na área que dá acesso aos camarotes e visam atender o público que chega para assistir as apresentações de Garantido e Caprichoso.

Também em Parintins, a Setrab fará a renovação da Carteira do Artesão de 116 profissionais cadastrados junto ao Programa do Artesanato Brasileiro, coordenado pelo Governo Federal.

 

Setrab planeja reabrir posto do Sine em Parintins – Na sexta-feira, dia 29 de junho, está prevista a visita do secretário da Setrab, William Abreu, junto com o ministro do Trabalho, Helton Yomura, ao local onde será criado o posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Parintins.

A Setrab planeja a reabertura do Sine no município, que será interligado ao sistema de dados do Sine-Amazonas, coordenado pelo Governo do Estado. Com a reabertura do Sine-Parintins, os trabalhadores terão acesso aos servidos de emissão de carteira de trabalho, encaminhamento para vagas de emprego e solicitação de seguro desemprego.

“O novo Sine-Parintins será instalado com apoio do ministério do Trabalho. Queremos que o posto seja um modelo de eficiência, ideal para ser levado a outros municípios do Amazonas”, completou o secretário.

 

Notícias recentes

Nova clínica em Manaus oferece atendimento psiquiátrico de alta qualidade a valores acessíveis

A saúde mental tem ganhado cada vez mais relevância na sociedade contemporânea. O ritmo...

Governo do Amazonas concede área de 26 mil hectares à Petrobras para exploração de petróleo e gás em Tefé

O governador do Amazonas, Roberto Cidade, assinou nesta terça-feira (3) um Termo de Concessão...

Teatro Amazonas recebe oficialmente título de Patrimônio Mundial da Unesco em cerimônia

O Teatro Amazonas recebeu, na noite desta terça-feira (3), uma cerimônia para celebrar o...

Senado aprova PEC da Segurança Pública sem redução da maioridade penal

O plenário do Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira (3), em dois turnos,...

leia mais

Nova clínica em Manaus oferece atendimento psiquiátrico de alta qualidade a valores acessíveis

A saúde mental tem ganhado cada vez mais relevância na sociedade contemporânea. O ritmo...

Governo do Amazonas concede área de 26 mil hectares à Petrobras para exploração de petróleo e gás em Tefé

O governador do Amazonas, Roberto Cidade, assinou nesta terça-feira (3) um Termo de Concessão...

Teatro Amazonas recebe oficialmente título de Patrimônio Mundial da Unesco em cerimônia

O Teatro Amazonas recebeu, na noite desta terça-feira (3), uma cerimônia para celebrar o...