Dinossauros gigantes e modelos robôs destruídos dentro de um parque de diversões abandonado criam uma atmosfera distópica em Ancara, capital da Turquia. Prefeito fala em exemplo de desperdício de dinheiro público da gestão anterior.
Em 2019, o presidente Tayyip Erdogan inaugurou o enorme parque temático “Ankapark” com grande alarde antes das eleições locais. No entanto, ele fechou oito meses depois, devido às perdas financeiras que estava sofrendo.
Os modelos de dinossauros, pelos quais o parque era famoso, agora caindo aos pedaços, estão espalhados ao redor de uma área abandonada do tamanho de cerca de 120 campos de futebol. (Veja fotos do parque no final desta reportagem)
O parque, que levou seis anos para ser construído, foi uma criação de Melih Gokcek, o antigo prefeito de Ancara. Na cerimônia de abertura, Erdogan havia dito que arrecadaria cerca de R$ 50 milhões por ano ao município.
Agora em julho deste ano, um tribunal decidiu transferir o controle do parque para o novo conselho da cidade.
O atual prefeito Mansur Yavas disse que a obra custou mais de R$ 4,2 bilhões e aproveitou a oportunidade para criticar o uso de fundos públicos que, segundo ele, poderiam ter sido usados para projetos mais benéficos socialmente.
“Quinze mil unidades de habitação social ou 300 dormitórios estudantis poderiam ter sido construídos para atender às necessidades do povo de Ancara”, disse Yavas após assumir o controle do empreendimento na semana passada.
Yavas disse que decidirá, em consulta com os moradores da cidade, o que fazer com o parque e busca propostas através de um site.